01/02/2022

Alfavaca de Sicó

No âmbito da elaboração da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal, ficámos a saber que o Astragalus glaux ocorre em tomilhais do maciço de Sicó, em substrato calcário margoso. As plantas desta espécie perene são herbáceas pequenas, penugentas, ramificadas na base e de hábito rasteiro, por vezes com talos delgados quase lenhosos. É relativamente frequente em Espanha e na região mediterrânica, especialmente em zonas montanhosas, mas por cá os registos da sua presença são raros, restritos a alguns núcleos na Beira Litoral, Alentejo e Estremadura.

- Espera. Disseste solo margoso?...

Sim. Esta alfavaca floresce entre Março e Maio, e as inflorescências são racimos arredondados e erectos. As flores são rosadas, com estandartes estreitos mas longos, a apontar para cima, muito bem arrumadas em torno de um centro onde a floração é mais tardia.

- Solo margoso é o que não falta nas faldas da serra de Janeanes, onde vimos o Andropogon distachyos. Poderíamos ir lá em Maio, num dia em que não chova para não nos enterrarmos na argila.



E fomos. A população de Astragalus glaux que encontrámos, não exactamente em Janeanes mas mais a sul, já no concelho de Ansião, de apenas vinte plantas, tinha inúmeras flores e alguns frutos: aglomerados globosos que parecem obtidos das inflorescências por substituição de cada flor por um fruto ovóide, peludo e com um bico.

Astragalus glaux L.


Há na natureza, e entre as plantas em particular, muitas instâncias de sincronização, de que os milhares de pirilampos a piscar em sintonia são talvez o exemplo mais famoso. Os renques de jacarandás completamente floridos de roxo parecem sugerir que há um relógio que todas as plantas da mesma espécie consultam, e a que todas as flores de uma mesma planta obedecem escrupulosamente. Mas entre as herbáceas de pequeno porte a opção de gastar todas as flores em poucos dias talvez seja demasiado arriscada. O Astragalus glaux mantém flores e frutos (nada vistosos, aliás) em simultâneo, garantindo desse modo que a atenção dos insectos não enfraquece enquanto há pólen ou sementes para disseminar.

Sem comentários :