15.5.05

"...os jacarandás floriram..." (em Lisboa)

.
«No meio desta ansiedade, uma notícia ajuda a dormir em paz. Uma só certeza: a de que os jacarandás voltaram! Esta semana, apesar da seca e mau grado o clima errático, que provocaram um estado vegetativo desequilibrado, os jacarandás floriram. Nas Trinas e nas Praças, na D. Carlos I e no Salitre, na Burra e em Belém, apareceram, tímidos e frágeis. Já não era sem tempo. Lisboa precisa de cor. Isto precisa de esperança.»
António Barreto (Publico, 15-05-05)

Adenda:
Ler a propósito O florir dos jacarandás
.

7 comentários :

Cláudia disse...

Olá... O que são jacarandás? O nome é muito giro, tem um ar africano, ou brasileiro...

Quato à água da minha cozinha, é fácil, tenho uma bacia na banca para onde vai toda a água que corre e a usada em cozinhados sem gordura, e um regador ao lado, que se vai enchendo. Toda a água que não tenha detergente vai para os vasos (que são mesmo muitos, e agora que a minha mãe fez anos são mais uns quantos)e para o canteiro.
Beijinhos

manueladlramos disse...

Olá
A propósito da pergunta "o q são os jacarandás" resolvi acrescentar no post, o link para um texto (tipo redacção;-)q tiveram a gentileza de publicar no Naturlink há cerca de dois anos. Foi tb a propósito da notícia dos jacarandás de Lisboa. Pelo menos podes ficar com uma ideia do q são e da sua história.
Cá no Porto o mais conhecido e q está classificado como "árvore de interesse público" desde Janeiro deste ano, é o do largo do Viriato, no cimo da Restauração.
Podes ir ver a fotografia em Árvores classificadas do Porto: é a nº 11. Já não passo por lá há uns tempos, mas não me constou ainda q tivesse florido. Vou pedir à Maria e ao Paulo para confirmarem ;-).

Maria Carvalho disse...

O jacarandá do Largo do Viriato ainda não está em flor. Mas já não tarda...

th disse...

Tiradas em 3 de Maio deste ano, as fotos do meu jacarandá, em Carcavelos...

Cláudia disse...

Já sei que árvores são, obrigada... Se não me engano também há uma no Porto no (ex?)colégio luso francês na praça da República, e outra num palacete na av. da Boavista, em frente ao Pingo Doce.

Torquato da Luz disse...

Todos os anos me desvanece este desvelo de António Barreto pelos jacarandás lisboetas. É bom saber que as nossas alegrias são partilhadas.

JOAQUIM CASTILHO disse...

Gosto muito de olhar para árvores, em particular para as árvores de Lisboa e foi uma grata surpresa a descoberta, graças ao Google, deste blog.Para além disso todos os anos fico especialmente maravilhado com os jacarandás em flor para os quais fui desperto pelo Prof António Barreto.Há três anos que tiro fotos aos jacarandás de Lisboa.Estou agora a elaborar a minha coleccção 2005. Caso estejam interessados posso disponibilizar fotos para o blog ou para alguns bloggers amantes de Lisboa e de jacarandás!!!