27/05/2005

Metrosídero florido

.

Chamaecyparis sp. e Metrosideros robusta
Admirou-se o nosso amigo OLima por apenas um metrosídero estar em flor em certa zona de Espinho. Também cá no Porto os metrosíderos da espécie Metrosideros excelsa, agora muito utilizada em arruamentos, ainda não estão floridos. Mas o mesmo não se passa com os menos comuns Metrosideros robusta (aliás designados anteriormente por M. florida!) que estão a florir abundantemente desde há já pelo menos duas semanas.
A árvore aqui retratada quase que me fez travar a fundo em plena Avenida da Boavista: encontra-se no Jardim da Embaixada da África do Sul (onde muito gentilmente me deixaram entrar). Uma multitude de abelhas e outros insectos zumbiam atarefadíssimos deleitando-se com o nectar (edível) produzido pelas flores de vistosos estames (característica de todas as Mirtáceas *) .
Originários da Nova-Zelândia tal como os seus congéneres "pohutukawa" (nome que significa "salpicado pelo mar" em linguagem maori), os "rata" têm as folhas, de um verde escuro e brilhante, oblongas, mais miúdas e estreitas e sem a lanugem esbranquiçada dos M. excelsa.
.
*Mirtáceas:
A árvore de Natal da Nova-Zelândia (Metrosideros excelsa); Red flowering gum, Eucaliptos vermelhos , Verde e vermelho (Eucalyptus ficifolia); Eucaliptos om aroma de Limão (Eucalyptus citriodora ); Eucaliptos monumentais na Quinta de Fiães (Gaia) (Eucalyptus amygdalina e Eucalyptus obliqua); Alternativa -Colar aromático (Eucaliptus globulus) ; Companhia da canela (Syzygium aromaticum); As mirtáceas acordaram (Callistemon sp.)

3 comentários :

Paulo Araújo disse...

Bonita árvore, bonita foto. Estava à espera de que os dois Metrosideros robusta do Palácio estivessem no ponto para os fotografar, mas este ganhou a corrida...

Anónimo disse...

Metrosíderos às centenas e centenários para ver, à vossa espera: na fabulosa e .... distante....Ilha do Pico. Dá gosto vê-los (em qualquer altura do ano)!!

Anónimo disse...

O ARVOREDO IMPLANTADO DESDE A ROTUNDA DO CASTELO DO QUEIJO, AO LONGO DA AVENIDA MONTEVIDEU, NA FOZ DO DOURO,É QUASE TODO FORMADO POR «METROSIDEROS»,QUE SÃO DAS RARAS ÁRVORES QUE RESISTEM ÀS FORTES NORTADAS QUE ALI SÃO FREQUENTES. E QUE BONITO É AQUELE LOCAL! 10/3/2008