Flor-de-São-João
Decidida a fazer-se notada quando as outras plantas hibernam, esta trepadeira vigorosa floresce exuberantemente no Inverno, o de cá ou o do Brasil de origem. Por isso, agora, apreciamos por aqui muros como este no Jardim Botânico do Porto, densamente cobertos de laranja e verde; em Junho, será a vez do Brasil, que se servirá destas flores para decorar os mastros das festas são-joaninas.
A Pyrostegia venusta (de Venus), da família Bignoniaceae, tem folhas trifoliadas, modificando-se ocasionalmente um dos folíolos em gavinha para a ajudar a subir; o seu nome significa cobertura formosa de fogo.
Fotos: pva 0512
7 comentários :
Admiremos pois então, esta beleza no nosso Inverno.
Um abarço
Achava que conhecia plantas trepadeiras...além da cor laranja ser maravilhosa existe por aqui. ;)
Vou procurar saber se costuma florecer em alguma região no RJ, aqui é tão quente...
Ainda ontem passei no Campo Alegre e me lembrei do jardim que tão pouca gente conhece e a amiga parece conhecer tão bem! Olhando os cantos e os muros, a beleza do Inverno onde se descobre a cor...ah e podem mandar + fotos de camélias, elas são ("a camélia delicada, é tão bonita e não cheira a nada") uma das maravilhas da nossa cidade
EP
ESTA PLANTA É UM ANTIDEPRESSSIVO,,,,,,,MESMO SENDO TÃO LINDA,,,,,
LEMBRO DELA NA MINNHA INFANCIA
Parece que a flor que é antidepressivo é a "Erva" de São João (hypericum perforatum) que tem características semelhantes, mas não é igual.
tnho uma curiosidade..meu pai trouxe uma flolha dizendo q eh de flor de sao joao..mas eu estava vendo nas fotos,as folhas parecem ser lizas..as folhas dela sao lizas ou meio aveludadas??
abracos!
Yu: Os folíolos parecem lisos mas são de facto ligeramente ásperos e penugentos. Por isso, esta planta até já se chamou Pyrostegia villosa.
Enviar um comentário