25/03/2006

Boa notícia -Parque de Nova Sintra aberto ao público

.
No Jornal de Notícias e n' O Primeiro de Janeiro
«Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) do Porto assinalaram (...) o Dia Mundial da Água com a abertura ao público do Parque de Nova Sintra, espaço verde de cerca de sete hectares com 19 fontes.
O parque junto à sede dos SMAS, em Campanhã, é constituído por 22 canteiros, onde vivem cerca de 40 espécies de árvores, algumas das quais raras, como uma criptoméria-do-Japão e uma acácia da Austrália, referiu fonte da empresa.
Nos seus 68.500 metros quadrados (equivalentes a sete campos de futebol) de extensão total, o Parque de Nova Sintra alberga também 19 fontes e chafarizes que serviam várias zonas do Porto e que constituem agora marcos da história do abastecimento de água à cidade. O Chafariz de S. Bento da Avé Maria (1528), Fonte do Ribeirinho ou dos Ablativos (1790) e Fonte de Cedofeita (1826) são os exemplares mais antigos. O Parque de Nova Sintra, adquirido em 1932 pela Câmara do Porto à família Wright, pode ser visitado, desde ontem, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30.(...)»

Ver mais fotografias do local e ler a história das velhas fontes em S.M.A.S. - Jardins e Fontes
(in O Porto em fotografia de António Amen)
Ver tb Jardim-museu de fontes e chafarizes -Águas passadas

2 comentários :

Anónimo disse...

Muito obrigado pela vossa referência ao meu site e muitos parabéns pelo vosso Blog. Cumprimenta
António Amen

Anónimo disse...

Nós é que agradecemos o comentário, admiradores que somos, há muito, do seu exemplar trabalho.