Procura-se nome comum
.jpg)
Esta rosácea do Velho Mundo, Cotoneaster franchetti, não tem designação vernácula em português que faça justiça às belas inflorescências brancas que na Primavera cobrem os ramos como neve e à abundância de vermelho que nesta altura exibe. Cotoneaster deriva do latim cotoneum, marmelo, talvez pela semelhança da folhagem entre as duas plantas; franchetti homenageia o taxonomista francês Adrien Rene Franchet (1834-1900), que trabalhou no Museu de História Natural de Paris e escreveu extensa obra sobre a flora chinesa e japonesa - em particular o livro Plantae Delavayanae (1889), baseado nas amostras recolhidas pelo missionário jesuíta Jean Marie Delavay (1834-1895).
Neste género os frutos nascem agregados e permaneceriam no arbusto por longo tempo não fossem tão apreciados pelos pássaros. O exemplar dos jardins do Palácio de Cristal foi poupado a podas insensatas e tem uma ramagem notável; além disso, e porque nos climas frios como o nosso a frutificação é intensa, a sua copa vermelha parece agora o telhado de uma casinha de brincar.
3 comentários :
Algumas sugestões...
Mil-bagas
Mil-bagas purpurino
Mil-bagas sanguíneo
Uva-do-passaredo
Uva-da-passarada
Baga-do-passaredo
Baga-da-passarada
Não sei se algum destes nomes já se usará para outra espécie...
Não sabe onde é que se pode comprar esta árvore?
Um abraço.
Olá ;-)
à procura de um nome comum encontrei estas fotografias de um COTONEÁSTER em flor (num sitio/blogue interessante e a explorar)!
Enviar um comentário