07/05/2011

Notícias da cervina


Choupos (Populus nigra L.) nas margens do rio Gonde em Avanca / Asplenium scolopendrium L.

Ao contrário do que as aparências sugerem, o Primeiro Grande Concurso Dias com Árvores tem registado um êxito retumbante. Apesar de ele decorrer até final do ano e de o primeiro semestre ainda estar longe de terminar, é com gosto que anunciamos desde já o primeiro vencedor. Rui Soares, professor, morador em Avanca (Estarreja), apaixonado por fetos e um grande conhecedor do património natural da sua região, indicou-nos não uma nem duas, mas sim quatro grandes populações de língua-cervina distribuídas por Avanca e Válega, nos concelhos de Estarreja e Ovar. O feito de Rui Soares foi já devidamente recompensado com a entrega de dois livros (a que juntámos um terceiro de bónus).

É verdade que o regulamento do concurso exclui esses concelhos, mas Ovar fica aqui mesmo ao lado, e até hoje não se anunciou ninguém que tenha descoberto a cervina em Espinho, Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar ou Valongo. Não desista o leitor de procurar, pois ainda há lugar para mais nove premiados.

A língua-cervina vive em lugares húmidos e com sombra quase permanente: como ilustra a imagem abaixo, as paredes de poços e outros lugares artificializados são o seu refúgio de eleição.

2 comentários :

Unknown disse...

Quero agradecer mais uma vez os fantásticos livros enviados.

À equipa "Dias com árvores" um enormíssimo Bem-haja, pelo carinho dedicado à flora portuguesa.

Continuarei em contacto e disponibilizar-vos-ei dados relevantes, desta ou de outras espécies, sempre que seja oportuno.

Saudações

Rúben Vilas Boas disse...

Parabéns ao prof! Belas fotos. Por acaso, noutro dia ao ir de comboio passei por Avanca e acho que vi essa igreja ao longe. :)