13/12/2005

Panorama do Passeio das Virtudes

.


«Passeio e Paredão das Virtudes: Em 1787, o juiz da Alfândega e Inspector da Marinha do Douro, Rodrigo António de Abreu e Lima mandou erguer o Paredão que, pouco tempo depois ruiu; contudo, Francisco de Almada e Mendonça (filho de João de Almada e Melo), Corredor e provedor da Comarca do Porto, ordenou a sua reconstrução, tendo-se procedido a obras de vulto entre 1797 e 1799. Passando aí a existir um passeio público, receberia uma grade a todo o comprimento que assenta num parapeito de pedra, permitindo assim a fruição da vista panorâmica sobre o rio e a cidade. Daí se avistam a Alfândega, a Igreja de S. Pedro de Miragaia, o Palácio das Sereias, o Hospital de Santo António e a Fonte das Virtudes ou do Rio Frio.» in Cidade do Porto-Património Mundial> Circuitos culturais> Circuito Miragaia (No Site do Turismo da Câmara Municipal do Porto)

E o Jardim das Virtudes com a maior Ginkgo biloba de Portugal acrescentamos nós à lista do que de notável se pode avistar deste paredão.
No sábado passado fui lá vê-la ;-) No Jardim, só mais um par de namorados.
À saída, no passeio, cruzei-me com uma simpática família de forasteiros que, de mapa turístico na mão, devia andar a calcorrear os "circuitos culturais"e tinha acabado de passar pelo portão com mau aspecto e sem nenhuma indicação que dá acesso a este magnífico jardim.
Claro (ai, esta mania de meter conversa...) que lhes perguntei se não tinham ido ver o jardim e a Ginkgo biloba (classificada de interesse público há menos de um ano). Jardim, que jardim? Inquiriram eles, espantados. Lá lhes indiquei a entrada manhosa que qualquer transeunte menos afoito e curioso evitará.
Bem sei que nós portugueses somos "famosos" pela nossa incapacidade notória de sinalizarmos devidamente os sítios, atalhos, caminhos e até auto-estradas. Mas também não custa nada voltar a alertar para este caso.

Outra panorâmica: Fonte e Ginkgo das Virtudes
.

1 comentário :

Anónimo disse...

Sendo eu um transeunte desatento, podem-me indicar qual a entrada para o Jardim das Virtudes?

Obrigado.