06/04/2013

Violeta-do-Douro


Malcolmia triloba (L.) Spreng.


Esta é uma planta pequena de muitos nomes. Lineu hesitou entre Malcolmia lacera ou Cheiranthus lacerus, dando ênfase ao epíteto laceratus, que alude às folhas recortadas em franja. Indeciso, propôs também Cheiranthus trilobus, referindo-se talvez à morfologia do fruto, uma silíqua que, quando seca, se abre em três valvas (detalhe que é, porém, comum a todas as espéces do género Malcolmia). Por certo, o nome hoje aceite não lhe desagradaria. O povo, que a encontra nas dunas, em aluviões fluviais, bacias de rios e até em terrenos cultivados, trata-a carinhosamente por goivinho-da-praia (desse modo confundindo-a com a M. littorea e ignorando a M. ramosissima) ou, numa perspectiva mais utilitária que a nossa jardinagem pública desconhece, chama-lhe goiveiro-do-reino.

Amaral Franco distingue nesta espécie três subespécies, M. lacera subsp. lacera, M. lacera subsp. gracilima (Samp) Franco e M. lacera subsp. patula (Lag. ex DC.) Rivas Mart. & C. Navarro, essencialmente pelo tamanho das folhas, a cor das pétalas, a altura do pé da flor e a distribuição em Portugal. A Flora Ibérica não adopta esta divisão. Por essa descrição de Franco, a erva das fotos é da subespécie patula (o atributo patulus indica que tem uma ramagem pouco densa, que tende a espalhar-se) e ocorre nas bacias do alto Douro, Douro superior e Tejo.

Encontrámos estes exemplares na margem portuguesa do Douro internacional em Freixo de Espada à Cinta, vizinhos de uma população de Narcissus jonquilla e de outra de Silene colorata. É uma herbácea de cor verde-acinzentada, tomentosa de pêlos estrelados, com folhas caducas e espatuladas na base, e caulinares verticiladas e lineares. As pétalas, com 8 a 16 mm de diâmetro, frágeis e aveludadas como as dos goivos, são de um tom roxo rosado, com uma zona mais clara que, acentuando o centro da flor, guia os polinizadores, à semelhança dos sinais que ajudam a aterragem dos helicópteros nos heliportos.

1 comentário :

bea disse...

Na minha terra chamam-se apenas goivos, talvez incorrectamente. Nunca entendi para que é tanta vagem; mas lembro-me de as apanhar para jantarinhos de brincar com pratinhos e talheres em miniatura plástica.
BFS