19/01/2006

Azinheira monumental em Castro Verde

Alguém a conhece? Precisamos de saber mais informações já que nas nossas fontes habituais não encontrámos nenhum registo. Onde fica ao certo?
Os Amics arbres perguntaram-nos e nós não soubemos responder; nem nós nem pelos vistos algumas entidades de Castro Verde a quem estes amigos catalãos escreveram.
Por isso, por favor, passem a palavra... alguém conhece esta azinheira a que o fotógrafo, Pyconotus, chamou "a maior azinheira da Europa"?

(a propósito: Azinheira - S. Braz de Alportel ; À sombra de uma azinheira... )
.

6 comentários :

Rita la Catita disse...

Porque não perguntam à Liga para a Protecção da Natureza (LPN)?

www.lpn.pt

ManuelaDLRamos disse...

Foi o que os amics fizeram e obtiveram esta resposta:«Informamos que neste momento não nos é possivel dar informações sobre a localização da árvore em questão. realmente existe essa árvore.pensamos que tem apróx. 7m mas não temos fotografias.». Lá estariam ocupados com outros assuntos. Vou tentar pelo meu lado, mas queria telefonar, só que ainda nao tive tempo de pegar no telefone em hora de expediente... Entretanto coloquei um comentário no Flickr ...pode ser que o Pyconotus ;-)responda.

ManuelaDLRamos disse...

Alô! alô! Pyconotus respondeu (ver no Flickr):«Pois é! Nunca pensei que esta foto criasse tanto impacto!Foi-me dito por uma pessoa da área que esta seria a maior azinheira da Europa. Como não achei nenhuma maior em nenhum sítio, coloquei esta frase.
Mas não coloquei esta frase baseando-me em dados científicos.
O local ao certo, acho que foi mais ao para os lados de Mértola.
Fotografei-a por volta de 1999-2000. Não medi com fita métrica mas não fugia muito aos 24 metros, pois estive debaixo dela.»

Francesc Mas i Castanyer disse...

Salut, amics de Dias com árvores.
Ja he vist la resposta de Pyconotus al FLICKR.
Li hem donat les gràcies.
I gràcies també a vosaltres, que heu contactat amb Pyconotus i heu fet una crida per saber més coses de la Azinheira.
El que encara ens sorprèn és que les institucions de Castro Verde sàpiguen tan poca cosa d?aquesta alzina, o no vulguin dir-ho.

gisela cañamero disse...

Tentar a Quercus em Beja: José Paulo Martins. Posso indagar.

Unknown disse...

A azinheira de S. Brás de Alportel é importante também, para além de desde 1942 ser considerada árvore de interesse público, situa-se na N2, Estrada de Lisboa, a Norte da vila e tem as seguintes características:

-copa= 25m
-altura= 15m
-perímetro,altura do peito 4.1m

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=388833577884035&set=a.386231484810911.1073741827.386214381479288&type=1&theater