24/04/2006

Pilriteiros engraçados

Fazendo jus a alguns dos seus outros nomes - espinheiro-alvar e espinheiro-branco- os pilriteiros estão, por cá, em plena floração. Pertencente à extensíssima família das Rosáceas, este Crataegus florido foi a descoberta da semana. O facto de estar nas imediações de uma construção- já parada há anos...- levam-me a publicar as fotografias, chamando assim a atenção para a beleza do seu porte.


Pilriteiro em flor no Bairro das Campinas
"Eu sei como se passa lá para dentro..."- informou-me uma das crianças. Avançámos por um buraco na rede que circunda a obra, e estivemos todos contentes a observar a floração mais de perto. Provavelmente, o nome que esta arvorezinha tem em inglês -"pão com queijo" ("bread and cheese") -ficou-lhes mais facilmente na memória do que "pilriteiro". Acho que vou escrever uma "redacção" sobre esta árvore e entregá-la na escola que fica mesmo ao pé; não me esquecerei de mencionar, para além dos seus divertidos nomes, as propriedades medicinais e contar a lenda do mago Merlim e de Viviane... Pode ser que ela assim arranje (mais) uns aliados.


Na Rua Beato Inácio de Azevedo e no Parque da Cidade há vários exemplares em flor (não confundir, neste último local, com os sabugueiros.)
(O que é um carrapiteiro? - Pilriteiro dá pilritos -Campo na cidade - Serralves -O nosso licor -365 dias com árvores )
.

Sem comentários :