15/04/2006

Amêndoas - no dicionário

.
« (...) Loc.: Amendoas confeitas, as que estão descascadas e cobertas de açucar. -Amendoas marquezinhas, as mais pequenas mas tambem cobertas. -Amendoas doces , base de muitas preparações médicas emulsivas. -Amendoa amarga, as que encerram os mesmos principios que as amendoas doces, mas que contem especialmente um veneno bastante energico chamado ácido hydrociánico. -Dar as amendoas, lembrança affectuosa, que se usa pela Paschoa. -Olhos de amendoa, diz-se d'aquelles que têm uma certa languidez voluptuosa. - Em Ourivesaria, amendoa, é um brinco ou pingente de pedras preciosas assim chamado por ter a fórma de amendoa. -Dôce de amendoa, aquelle que é feito com amendoa ralada.

- "O papagaio treme maleitas porque lhe não dão amendoas confeitas." Herman Nunes, Refranes, fol. 83, v. - "Dá Deos amendoas a quem não tem dentes." Anexim recolhido por Bluteau, no Vocabulario, hoje substituido por: Dá Deus nozes a quem não tem dentes. »
in VIEIRA, Domingos Frei - Grande diccionario português ou thesouro da lingua portuguesa. Porto : Ernesto Chardron e Bartolomeu H. de Moraes, 1871-1874 .

Da mesma série: Epítetos para árvores; Castanha

Sem comentários :