25.8.06

Aroeira, lentisco


Pistacia lentiscus L. --------------------Praia da Coelha (Albufeira, 2005)

«Aroeira, Lentico - Mastic tree, lentisc
Planta da família das Anacardiaceae. Perenifólia.
Arbusto dióico, que pode atingir 4 m. de altura, formando grandes moitas. Folhas paripinuladas e com sulcos resinosos aromáticos. Flores amareladas ou avermelhadas, em cachos simples. O fruto é uma drupa pequena, globolosa, primeiro avermelhada e negra quando madura, em cachos. Cresce nos matos charnecas e sebes. É ornamental e já muito utilizada em jardins, quer isolada para maciços e sebes, sendo pouco exigente em cuidados e tipos de solos. Floresce de Março a Junho.» in Plantas do Algarve com interesse ornamental (Ed. Afrontamento).

3 comentários :

bete disse...

Estou com uma árvore ainda pequena de aroeira, meu jardineiro falou, que: ela da uma alergia, se encostarmos na folha, fiquei triste ,pois ela nasceu sosinha, entre o pé de urucum, ajude-me devo tira-la de la.
Obrigada Bete.

Paulo Araújo disse...

Não conheço nenhuma alergia provocada pela Pistacia lenticus, um arbusto que é muito comum no centro e sul de Portugal. Podemos é não estar a falar da mesma árvore (os nomes comuns são enganadores, e o que no Brasil se chama aroeira pode nada ter a ver com a nossa). Mas, em geral, as árvores desta família são inofensivas.

Luis Santos disse...

Qual a melhor forma de reprodução deste arbusto? Obrigado.