29/09/2006

Flores de papel



As inflorescências das herbáceas do género Celosia, da família Amaranthaceae, são o ideal dos aficcionados das flores secas, as que duram nas jarras por longos anos sem serem falsas, de plástico ou pano. As flores não têm pétalas e as brácteas aveludadas têm textura de papel engelhado. Podem apreciar-se agora - até que o frio as obrigue a recolherem-se a estufas de ambiente tropical - nos canteiros de algumas ruas do Porto, alternando com begónias, zínias, tagetes ou escovinhas (Ageratum houstonianum). Como são híbridos cujo genoma tem mais cromossomas do que o usual, exibem grande diversidade morfológica; para poupar confusões, os horticultores agrupam-nas em quatro classes identificáveis pelo formato das inflorescências:
- Spicata: são espiras cónicas, e as flores abrem da base para o topo;
- Cristata: são achatadas e retorcidas como cristas-de-galo;
- Plumosa: parecem plumas erectas de cor berrante;
- Childsii: redondas como cabeças.
O termo Celosia deriva do grego kéleos, queimado, seco; Amaranthacea tem origem em amárantos, o que não murcha.


[A 3.ª foto foi cedida pelo desNorte e tirada no Jardim Botânico de Munique.]

4 comentários :

Anónimo disse...

São muito bonitas e uma nota de cor muito animadora agora que entra aquela nostalgia do friozinho do Outono, das castanhas assadas e das mantinhas aos pés. :)
Consegui umas fotos da corypha mas não soube fazer o link delas... :~

Polarito disse...

Muito, muito, muito bonito! Parabéns!

Filipe disse...

Aqui um pouco mais abaixo, chama-mos a essa planta crista de galo.
Há uma parente próxima, Celosia argentia L, que na Nigéria está a ser utilizada como vegetal na alimentação, as folhas são nutritivas e é resistente às pragas.
Existem várias espécies de amaranthus, que são utilizados na América Central e Sul, desde o tempo dos Incas, na alimentação. Mas aqui usam essencialmente as sementes para fazer pão e bolos. E a semente é do mais minúsculo que se pode ver.
UM abraço

Fatima Vinagre disse...

São lindíssimas! Obrigado por fazeres uma descrição das mesmas. Bj