23/09/2006

Palmeira azul de crina dourada


Brahea armata

Esta pequena palmeira de crina dourada adorna o único local do Buçaco que a maioria dos excursionistas de fim-de-semana costuma visitar: o jardim do Palace Hotel. A Brahea armata é uma espécie mexicana das zonas costeiras que pode atingir até 12 metros de altura e costuma florir no Verão. Palmeira-azul é a designação vernácula que para ela é proposta no livro Portugal Botânico de A a Z; nos EUA é conhecida como blue hesper-palm. As fotos foram tiradas há já duas semanas, mas é possível que o amarelo da floração não tenha ainda desbotado. No Jardim Botânico de Coimbra existem, vizinhas uma da outra, duas palmeiras-azuis em diferentes fases de crescimento; mas só quem vier munido de binóculos poderá observá-las com algum detalhe.

8 comentários :

por um fio disse...

Olá Manuela! Já algum tempo que aqui não vinha...
Lembras-te da árvore cujo nome a Aldina Duarte procurava? Ainda não descobri (é verdade que não me esforcei muito, porque a minha vida tem sido um calvério nos últimos tempos). Às tantas vou procurar informação mais especializada. Mas antes disso, lembrei-me de te mandar um link para uma fotografia da árvore sob a qual ela costuma sentar-se, aqui no Jardim da Estrela:
http://www.flickr.com/photos/scarlet-poppy/sets/72157594287018689/
Esta árvore enche-se, nesta altura, princípio de Outono de flores cor de rosa. Aqui em Lisboa há imensas...
Podes ajudar-me?
Um beijinho
T. de «Por um Fio»

Anónimo disse...

Olá T ;-)
Que foto bonita!Trata-se de uma
paineira ou paineira-rosa.
Bj

MaD disse...

Embora as palmeiras não sejam as minhas árvores favoritas, esta tem um florir espectacular. Nunca tinha visto.

Aldina Duarte disse...

é comovente, uma crina doirada de palmeira, é algo que me provoca a imaginação tal como o cavalo alado! Obrigada pela beleza inédita aos meus olhos!

MUITO OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO!

Beijinhos!

Anónimo disse...

Cara Aldina a "sua" árvore é lindíssima! Já espreitou o blog de cheiros? A ver tem lá umas surpresas que vai apreciar ;-)
(E aqui nos reunimos nós debaixo -ou será por cima? ouvi passar um cavalo alado!- de uma palmeira azul de crina dourada a falar de árvores que dão flores cor de rosa...)
Abraço do Porto

Aldina Duarte disse...

Cara Manuela,
Muitissímo Obrigada por ter confirmado o nome da "minha" àrvore! A Manuela bem dizia que era uma Cerísia! É lá que também oiço muitas vezes os cavalos alados que, a partir de ontem, só falam da crina doirada da Palmeira, alguns com uma pontinha de ciúme:-D

Muito Obrigada T. e Manuela.

Até sempre!

Aldina Duarte disse...

Oops...CHORISIA!!!

Aldina

Anónimo disse...

Para comprar sementes da Palmeira Azul de crina dourada (Brahea armata) acesse: www.ilhabonsai.com.br

São 120 espécies nativas e importadas.

Ilha Bonsai - Sementes para bonsai e paisagismo.

www.ilhabonsai.com.br