17.6.08

Campainhas-amarelas

«On Monday, Wednesday, Friday and Sunday, asserting her marital right to the fourth day out of seven, my mother visits him. She brings him grapes and the newspaper from the day before (...). She talks to him of their past time together, of their children and their shared memories.

On Tuesday, Thursday and Saturday, Elsie
[the mistress] visits my father. She brings him flowers and home-made fudge (...). She talks to him about the future, about how he is going to be better, and the life they will then have together.»

Julian Barnes, The lemon table (2004)



Narcissus bulbocodium subsp. obesus

Este é um narciso de distribuição limitada à Península Ibérica e Marrocos. No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) existe uma população numerosa que floresce de Janeiro a Março, com algumas flores para os visitantes atrasados de Maio. Está ameaçada pela exploração de inertes e por isso consta do livro «Plantas a proteger no PNSAC», de António Flor, publicado em 2005 pelo Instituto da Conservação da Natureza.

Herbácea vivaz e bulbosa, aprecia pastagens secas de solo rico em calcário, ou pouco ácido, acima dos 200m. Tem folhas estreitas, cilíndricas e compridas, erectas no caso do Narcissus bulbocodium, contorcidas na subespécie obesus que não se opõe a um chão mais alagado. As flores têm corola afunilada, um saiote em balão (como indica a designação hoop petticoat daffodil) com seis tépalas estreitas e pontiagudas a formar uma coroa de bracinhos na base. (O N. cantabricus, seu parente próximo do sudoeste da Península Ibérica, tem flores de igual formato mas brancas.) A polinizacão é assegurada sobretudo por abelhas e o fruto é uma cápsula com sementes redondas e pretas. Há cultivares de jardim com diferentes gradações de amarelo, como o amarelo-limão da variedade citrinus ou o amarelo-dourado das golden bells - realçando quão longínquos vão os tempos simplórios em que as cores se descreviam com uma só palavra.

Os horticultores agrupam as centenas de espécies, híbridos e cultivares do género Narcissus em treze secções de acordo com as características da flor e origem da planta, sendo doze reservadas a variedades de jardim e a décima-terceira para as espécies silvestres como a das fotos - que lhe oferecem, caro leitor atento, duas flores iguais e o prazer de identificar várias outras plantinhas minúsculas de que já aqui falámos.

2 comentários :

Julie disse...

that is a miraculous flower! I have never seen anything like it. As always, congratulations to you on your exquisite website.

Julie

siri disse...

Lindissimo.