25/03/2005

Flores da Páscoa


Tibouchina sp.

As amendoeiras, inspiração do doce típico desta quadra, estão ainda em flor. O que significa que as amêndoas consumidas nesta Páscoa são da safra de anos anteriores. Outras plantas, mais anónimas, cumprem o calendário e associam-se tradicionalmente aos rituais desta quadra.

A flor-da-Quaresma nasce numa árvore brasileira de pequeno a médio porte, da família Melastomataceae e género Tibouchina. A floração é abundante em Fevereiro-Março e as flores são roxas, a cor da penitência que veste a alma de quem revive o episódio culminante dos Evangelhos. As pétalas são sedosas e os estames compridos da mesma cor das pétalas, acentuando o tom violeta intenso. As folhas são cordiformes alongadas, tomentosas e com três veios longitudinais bem vincados na face superior. Há exemplares dignos de uma visita em Serralves e no Jardim Botânico do Porto.

A flor-da-Paixão é de uma trepadeira tropical da família Passifloreacea, conhecida como maracujá (embora só uma das espécies do género Passiflora dê o vulgar fruto comestível com este nome, a Passiflora edulis). As flores são muito vistosas e o nome alude à curiosa correspondência entre vários segmentos da flor e a paixão de Cristo: os estaminóides associam-se à coroa de espinhos; os 5 estames às cinco chagas; os 3 estigmas claviformes aos três pregos; e as 10 pétalas aos apóstolos, com excepção dos traidores Judas e Pedro. Uma espreitadela em alguns jardins da cidade (por exemplo na Quinta da Bonjóia) darão ampla oportunidade ao leitor de, a partir de Junho, conferir estes detalhes.


Passiflora spp. (fotos pva 2003-2005)

3 comentários :

Anónimo disse...

AGRADAVEL DESCOBERTA! Refiro-me a este vosso blog. Este texto está bem estruturado, gostei dele, gostei deste blog e voltarei mais vezes, tantas quantas as possiveis. Beijinhos e parabéns, Maria do Céu Costa.

Miguel Jorge disse...

Que engraçado.Quando eu era pequenino a minha tia dizia-me que as 10 pétalas representavam os 10 mandamentos.
Bela foto

Anónimo disse...

Olá!

Todas as espécies de passiflora produzem frutos, a que se dá o nome de maracujás. A maior parte desses frutos não é utilizada para alimentação humana. Podem consultar o meu blogue sobre maracujás e outras frutas exóticas em Portugal, aqui:

http://my-passiflora.blogspot.com

Cumprimentos,

João Franco