17/05/2005

Árvores do algodão

.
Há já uns largos dias que esvoaçam e se espalham por todo o lado, levadas pelo vento, por vezes bem para longe da árvore mãe. Presas a uma espécie de algodão, as minúsculas sementinhas - que volteiam como leves flocos de neve- este ano tiveram direito a notícia do Jornal.
Ficámos assim a saber de fonte segura que os principais responsáveis por esta "folheca" primaveril são os "choupos-do-Canadá" ou "choupos-americanos" (Populus deltoides).
Na notícia também se referem os eventuais problemas alérgicos provocados por estes fiapos de algodão. É evidente que se os respirarmos e esfregarmos na cara poderemos provocar reacções aborrecidas, no entanto, e contrariamente ao que a maioria das pessoas imagina (e que a peça jornalística não esclarece), a chamada "febre dos fenos" (rinite alérgica sazonal) é provocada pelo pólen de outras espécies e não por estas sementes voadoras. Estas, aliás, são o resultado da polinização ocorrida anteriormente, nos meses de Março/Abril, quando os amentilhos das árvores masculinas libertaram o pólen. O facto de ser agora a altura em que algumas pessoas têm mais problemas alérgicos é porque é também a época em que muitas outras espécies vegetais estão no auge da produção do pólen, mas não é devido aos choupos.( fonte)


Populus sp.
Os frutos são pequenas cápsulas que se abrem na maturação libertando as sementes milimétricas presas a uns filamentos semelhantes a algodão. Em língua inglesa, as espécies de Populus que largam com mais abundância esta espécie de algodão são generica e muito apropriadamente designadas por "cottonwood".
.(

5 comentários :

Anónimo disse...

Estas árvores cobrem a totalidade da área ocupada pela feira semanal de Espinhoi, que se realiza todas as segundas feira. Todos os anos, por esta altura, o vento provoca a concentração desta "penugem" junto das valetas. Ricas almofadas! Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Tenho uma dessas aqui bem perto de minha casa (Fafe). Foi bom saber mais algumas coisas sobre esta árvore vizinha:) Fiquei com algumas dúvidas: Populus deltoides e Populus canadensis, são sinónimo de choupo americano e choupo do canadá? os dois libertam este "algodão"? Do género Populus, há mais algum "algodoeiro" ?

ManuelaDLRamos disse...

Caro Alexandre, parece que sim. Pelo menos no material que consultei aparecem como sinónimos de Populus deltoides as designações de Populus canadensis e Populus virginiana, tudo nomes científicos do choupo-americano e choupo-do-canadá. (Já em espanhol "Chopo-del-Canadá" é nome vulgar do Populus x euramericana e designa o resultado da hibridização dos Populus deltoides e Populus nigra).
É característica do género, as sementes terem na maturidade esta espécie de algodão (umas mais e outras menos) e assim termo cottonwood é usado com um significado alargado e inclui muitos Populus,inclusivé alguns que não pertencem aos chamados "verdadeiros" Cottonwood, grupo representado na Europa por uma espécie espontânea, o Populus nigra (e mais não digo pois ainda estou a estudar o assunto; se perguntar a algum especialista depois por favor diga-me o que apurou;-)

Anónimo disse...

dois anos depois deste post não sei se vão ver isto mas eu também tenho este problema em mãos... aliás toda a Escola Secundária de Salvaterra de Magos qe tem no seu conjunto arbóreo mais de uma dezena de Populus sp. que largam este algodão... dois dos maiores já foram abatidos... infelizmente... eu gostava de convencer as pessoas do contrário mas não tenho argumentos... 1º nem sequer sei que espécie é... o híbrído Populus x canadensis (choupo-do-canadá), não parece que seja, pois não apresenta um ritidoma com estrias verticais profundas que lhe são características no tronco... se alguém me pudesse ajudar agradecia... estevaohnh@yahoo.com.br

Andreia disse...

gostava de saber se este algodao pode provocar alguma borbulhagem no corpo mesmo sem ser esfregado, só pelo simples facto de andarem no ar????