20/06/2005

Os nomes das árvores: Magnolia grandiflora

A designação vulgar de "magnólia" abrange actualmente mais de uma centena de espécies de árvores e arbustos originários tanto da América Central e do Norte como da Ásia.
A primeira magnólia a chegar à Europa -uma Magnolia glauca [M. virginiana; "Rose Laurel," sweet bay", "swamp magnolia"]- proveio da Virgínia, em 1688, enviada pelo missionário e botânico John Banister e foi plantada no parque do bispo de Londres, em Fulham. A designação do género, anterior a Lineu, deve-se a Charles Plumier, botânico do monarca francês, que em fins do séc. XVII assim pretendeu homenagear Pierre Magnol (1638-1715), autor da primeira classificação das plantas em "famílias" e director do Jardim Botânico de Montpellier, o mais antigo de França.
As famíllias agrupam árvores com características semelhantes, e aquela a que pertence o género Magnolia, designa-se justamente por Magnoliaceae. Um dos seus traços distintivos é a forma particular da flor em forma de tulipa. Refira-se a propósito que os tulipeiros (Liriodendrum tulipifera) pertencem também a um dos dez géneros desta famíla.

As magnólias que agora florescem são as Magnolia grandiflora, vulgarmente designadas apenas por "magnólia" ou "magnólia-branca", "magnólia-de-flores-grandes", "magnólia-sempre-verde" e ainda, simplesmente, "grandiflora".
É uma espécie perenifólia originária do sudeste dos Estados Unidos, a "sweet magnolia" das canções, conhecida também por "Southern magnolia" e "Bull Bay".
O primeiro exemplar plantado na Europa no início do séc. XVIII vegetou tristemente durante cerca de 20 anos numa estufa perto de Nantes, antes de ser transplantado para o exterior onde finalmente se desenvolveu e floriu abundantemente, atraindo visitantes de muito longe. O designativo da espécie, "grandiflora" faz jus às belíssimas flores brancas que podem em certos casos atingir cerca de 25 cm. de diâmetro, e que são com efeito as maiores do género.

7 comentários :

sandra costa disse...

Manuela, tenho uma magnólia mesmo em frente à minha casa que, em Fevereiro, salvo erro, deu magnólias cor-de-rosa (ver foto
aqui
)e agora está em flor, e com folhas verdes, com estas magnólias brancas... Como é possível?

Paulo Araújo disse...

Andreia: Não me recordo de alguma vez ter visto uma dessas magnólias mantida como arbusto. Também não é costume plantá-las em caldeiras, o que talvez signifique que elas não se dão bem com pouca terra.

Olá Sandra! É verdade: as magnólias de folha caduca florescem agora também no Verão. No ano passado cheguei a comentar isso aqui.

Anónimo disse...

Tenho uma magnólia branca que plantei o ano passado, ela ainda não deu flores. Com quanto tempo é que as magnólias começam a dar flores?

Anónimo disse...

Tnh acesso a varios recursos de botanica e segundo os meus estudos a magnolia grandiflora é uma planta espontanea de portugal.... acho que devia refumolar o seu artigo...
Atenciosamente Pedro

Paulo Araújo disse...

Se se confirmar a validade do que afirma, esses seus estudos contrariam tudo quanto vem escrito em tratados de botânica, manuais de identificação de árvores e revistas da especialidade. Pode dar-nos indicações mais precisas sobre os documentos e estudos em que se baseou para chegar a essa conclusão?

miguelpereira disse...

Estas magnolias têm um perfume magnifico. Gostaria de ter um pouco mais de documentacao sobre estas especies. Se alguem puder ajudar, faça-o atraves do meu e-mail p_miguel_pereira@hotmail.Com
Obrigado

Taciany disse...

Estudo no Cefet em Curitiba, e é rodeado por essas árvores que por sinal estão enormes e que dão flores gigantes que consigo ver de perto do 3º andar. Quando puder mando uma foto.