24/01/2006

Azinheira monumental - actualização

Há uns dias atrás procuravam-se informações sobre uma azinheira monumental na região de Castro Verde. Entretanto já obtivemos uma resposta. Ei-la:
«Olá. Tive conhecimento da vossa pesquisa sobre a azinheira monumental.
Sou de Castro Verde (eng. florestal), e conheço a árvore de que falam. É de facto grandiosa. Não sei se será a maior da Europa (e do mundo), mas é a maior que conheço.
Esta azinheira localiza-se no concelho de Mértola, próximo do lim
ite do concelho de Castro Verde. O acesso é fácil e não está vedado.
Existe também no concelho de Castro Verde um Sobreiro Monumental, chamado de "Sobreira do Monte do Curral" que se encontra junto à autoestrada do sul A2, próximo do nó de Castro Verde. Esta arvore vê-se mesmo da autoestrada, pois não está a mais de 500 metros. É também o maior sobreiro que conheço.
Artur Lagartinho
(tel:...)»

Consultada a publicação do Instituto Florestal sobre árvores de interesse público* verifiquei que no que diz respeito ao concelho de Mértola, existe uma outra azinheira monumental, classificada de interesse público em 1997, com cerca de 500 anos, localizada na Herdade das Pias. Artur Lagartinho, que a conhece, informou que o Monte das Pias está situado próximo do Pulo do Lobo (famosa queda de água no Guadiana) e que essa azinheira não é tão grande como a que nos trouxe todos à conversa . Muito obrigada ;-)

*Árvores isoladas, arvoredos, maciços, bosquetes e alamedas classificados de interesse público pela direcção-geral das florestas- (dados apurados ate 1 de Junho de 2003)

2 comentários :

Palavra Alada disse...

Pois é verdade! Ainda há dias estive ao pé desta azinheira monumental no concelho de Mértola. Colocarei hoje fotos da mesma no blog: http://palavra-alada.blogspot.com. Parabens pelo vosso blog! Voltarei mais vezes.

Filipe Pombo disse...

Acabei de fazer um livro com as 20 árvores monumentais ou históricas. No caso da Azinheira a escolha recaiu sobre a de Fátima, devido ao óbvio acontecimento histórico-religioso.
Já percorri o país de lés a lés, sendo que as vinte que fotografei foram sempre espécies diferentes.

Já que comecei a fotografar quero acabar com mais diversidade se me puderem ajudar com dicas sérias, agradeço

Esta de Castro Verde, fotografei ontem, interessante, não tem a envergadura do Sobreiro de Águas de Moura, mas é grande e no meio das outras nota-se bem.