27/04/2006

Curva na estrada



Todos conhecemos os estudos estatísticos que traduzem no presumível rigor dos números tudo quanto é do domínio do senso comum. Por exemplo, julgamos nós que certos painéis publicitários (vulgo outdoors) de conteúdo apelativo, colocados junto a uma curva apertada, podem provocar acidentes por distraírem os condutores. Mas a estatística desaconselha-nos a precipitação: há que comparar e quantificar; antes de proibir o painel sugestivo, é preciso experimentar, nesse mesmo local e noutros, painéis de conteúdos diversos. Ficaremos todos mais esclarecidos se no final a estatística nos fornecer a lista dos possíveis assuntos para outdoors por ordem crescente de risco, dos mais inócuos (equipamento para bricolage, propaganda política) aos mais perturbadores (mmmhhh), passando por aqueles de perigosidade média (como sejam os anúncios com gatos).

Seria imperioso saber, em prol da segurança das pessoas e bens que circulam na estrada de Guimarães a Tabuadelo, se esta olaia, toda de liláses e requebros, deveria estar onde está, mostrando-se sem vergonha aos condutores. Mas a estatística abstém-se de investigar o caso e, sem estudos em que se apoie, a fiscalização nada pode fazer. Também as denúncias chegam tarde: na hora em que publicamos esta, já a olaia, essa dissimulada, se cobriu toda de um verde inocente. «Que ando a acenar aos condutores? Eu?! Ora essa!» - diz ela em tom de fingida indignação cortado por risinhos abafados.

6 comentários :

azuki disse...

:)

Anónimo disse...

Não poderia deixar o meu comentário a tão "oportuno" post. Sendo eu da área do marketing/publicidade, não posso estar mais em sintonia com a opinião. A Natureza no seu melhor! Quem precisa de outdoors?

Anónimo disse...

Essa Olaia tão bela atravessa-nos, não distrai, portanto!

Anónimo disse...

Estonteia.

Anónimo disse...

Fica na estrada de Santo Tirso para Guimarães?

Paulo Araújo disse...

Fica na de Guimarães para o Paço de S. Cipriano (em Tabuadelo), estrada essa que se inicia, suponho, na estrada para Santo Tirso.