29/06/2009

Pau-Brasil



Caesalpinia sp.

A espécie echinata do género Caesalpinia* é nativa da América Central e do Sul, preferindo lugares secos do interior da floresta atlântica. É abundante no este do Brasil (e ali carinhosamente chamada pau-Brasil), particularmente no sul da Bahia, mas está em perigo de extinção no seu habitat natural. A folhagem é perene e aromática, sendo as folhas bipinadas, com folíolos de formato rombóide de ponta achatada. As flores, muito populares entre as abelhas e importante fonte de néctar para borboletas e colibris, têm 5 sépalas desiguais que, apesar disso, formam um cálice funcional pois uma delas envolve quase completamente as outras. Das 5 pétalas destaca-se a posterior pintalgada de vermelho e de menor tamanho. O tronco é espinhoso (o que o epíteto echinata realça), mas os espinhos são moles, como se feitos de cortiça. A madeira é pesada, dura, compacta, muito resistente, de textura fina, com alburno cinzento pouco espesso e diferenciado do cerne rosado. Outrora usada intensamente na construção naval e para extracção da brasileína (um corante retirado do lenho e ingrediente da tinta de escrever), serve actualmente para o fabrico de arcos de violino.

Julgámos tê-la visto no Jardim Botânico do Porto, onde um exemplar de Caesalpinia, o que as fotos documentam, está identificado como tal. Mas a Lúcia alertou-nos para o erro nesta placa: o pau-Brasil tem os folíolos alternados e a pétala manchada de vermelho é mais vistosa. Na sua opinião, o exemplar das fotos é da espécie C. spinosa.

* nome que homenageia Andrea Cesalpini (1524/25-1603), naturalista italiano, autor da obra De Plantis

8 comentários :

Gina disse...

Que lindas fotos, Maria! E nos fala muito, por ser a árvore-símbolo do Brasil.
Bjs.

Lucia disse...

Olá Maria, como havia dito spinosa, tinctoria talvez ???

Sei apenas que não era o Pau Brasil ... o verdadeiro, que de longe é mais belo que o falso, ou os falsos...justiça seja feita aos bons Jardins Botanicos e as belas árvores!

Renata disse...

Adorei esse post, eu sendo Brasileira não conhecia a flor da árvore símbolo do meu país.
Achei linda! E tem as cores do Brasil: verde e amarelo.

Anónimo disse...

Muito bonita a foto! Mas com toda e absoluta certeza, essas fotos não são do Pau-Brasil(Caesalpinia echinata)!
Por favor corrija esse erro!

Anónimo disse...

Esse não é o Pau Brasil(Caesalpinia echinata)!

Anónimo disse...

O tronco do Pau Brasil(Caesalpinia echinata ) não possui espinhos e sim acúleos!

Paulo Araújo disse...

Obrigado pelo alerta, mas a correcção já tinha sido feita. Se ler o segundo parágrafo do texto com atenção, já é dito que o arbusto da foto não é o pau-Brasil, mas sim uma outra planta (não sabemos qual) do género Caesalpinia. Também na legenda da foto está só identificado o género e não a espécie.

Maria Carvalho disse...

E será que o(a) gentil anónimo(a) sabe qual é a espécie de Caesalpinia que está na foto?