03/10/2019

Vieiras de Tenerife



Nos últimos tempos, em que as visitas de turistas a Portugal cresceram tanto que já não se restringem ao Verão e à semana da Páscoa, nota-se uma tendência de globalização preocupante: o país parece sentir a obrigação de oferecer serviços e entretenimento idênticos àqueles a que o turista está habituado no lugar onde vive. Há decerto benefício em imitar os melhores, mas a cópia terá sempre menos valor do que o genuíno, o que só existe no reduto que se visita. Afinal não deveríamos viajar centenas de quilómetros para apreciar o que é comum ao pé de casa. É por isso que ninguém escapa ao fascínio das espécies endémicas, as que só se podem conhecer em habitats restritos do planeta. A planta que vos mostramos hoje, fotografada nas rochas da berma da estrada do Teno, está nesse pacote excepcional pois só existe no noroeste da ilha de Tenerife.



Vieraea laevigata (Brouss. ex Willd.) Webb


O porte erecto, com talos que podem atingir um metro de altura, e as flores amarelas de margarida lembram as da Inula crithmoides, sendo ambas apreciadoras de taludes rochosos à beira mar; as folhas bicudas assemelham-se às da Inula salicina, mas, além de serem carnudas, são mais largas, glabras, dentadas e glaucas. A inflorescência mede cerca de 5 centímetros de diâmetro, e é difícil vê-la fresca depois de passada a Primavera.

Por falta de detalhes morfológicos que a irmanassem a alguma espécie de asterácea conhecida, foi criado um género novo (Vieraea) de que esta é a única espécie, chamada laevigata em alusão às folhas glabras. O nome do género é uma homenagem a José de Viera y Clavijo (1731-1813), historiador nascido em Tenerife e autor da obra Las bodas de las plantas (1806), um longo poema que explica alguma da ciência então conhecida sobre a polinização das flores.

1 comentário :

jj.amarante disse...

Continuo a gostar muito de seguir este vosso blogue. Não resisti a mostrar duas destas fotos neste post: https://imagenscomtexto.blogspot.com/2019/10/vieiras-de-tenerife-no-blogue-dias-com.html