05/04/2022

A soagem que não quis crescer

Echium bonnetii Coincy


Os arquipélagos atlânticos das Canárias e da Madeira têm a fama de proporcionar às plantas com vergonha de serem pequenas as condições ideais para se tornarem grandes. O género Echium foi dos que melhor proveito souberam tirar desse programa de agigantamento; e, na era em que nos calhou viver, são às dezenas as espécies que dão testemunho desse sucesso: entre as nossos favoritas contam-se o Echium portosanctensis (do Porto Santo), o E. famarae (de Lanzarote e Fuerteventura) e o E. wildpretii (de Tenerife). Contudo, seja por azar, inabilidade ou espírito de contradição, há sempre quem fique para trás. Das muitas espécies de Echium endémicas das Canárias, há três ou quatro herbáceas que, na envergadura, não excedem a nossa vulgar soagem (Echium plantagineum), que tão profícua é a pintar de roxo os prados primaveris.

Presente em quatro ilhas (Tenerife, Grã-Canária, Lanzarote e Fuerteventura), o Echium bonnetii (nas fotos) é o mais disseminado representante dessa estirpe que não quis avantajar-se aos seus antepassados. Nas duas primeiras dessas ilhas ele até convive com o próprio Echium plantagineum; e, se as nossas fotos não fossem de Fuerteventura, um olhar menos atento poderia confundir a planta retratada com a soagem comum. De facto, as flores do E. bonneti, além de terem a corola mais densamente coberta de pêlos, são bastante menores do que as do E. plantagineum; e as folhas basais híspidas e lanceoladas do E. bonneti contrastam vivamente com as do E. plantagineum, que formam rosetas semelhantes às da tanchagem (Plantago major).

Nas condições desérticas de Fuerteventura, nenhuma planta prolifera a ponto de contrariar o castanho dominante com uma paleta alternativa de cores. Acresce que Dezembro, mês em que visitámos a ilha, não é o período de floração mais indicado para o Echium bonneti. Tivemos que nos contentar com dois ou três exemplares refugiados numa berma de estrada onde a humidade acumulada em ligeiras depressões de terreno encorajou uma variedade de plantas a florir precocemente.

1 comentário :

bettips disse...

Nossa conhecida pelos campos fora, gostei de a encontrar aqui. Como se o mundo fosse, apenas, um campo global. Onde as plantas, e nós, nos debatemos para sobreviver.
Abçs