6.5.05

Beijá-la




Os ramos arqueados da espécie Weigela florida estarão até ao Verão vergados pelas copiosas fiadas de flores de cor vermelha, rosa ou branca, afuniladas, com corola campanulada e um característico estame comprido encimado por uma bolinha que lhes dá o formato de um sininho. De origem asiática, este arbusto é uma trepadeira ágil e vigorosa, de folha caduca, oposta, finamente serrada no bordo e com um ápice pronunciado. O nome do género homenageia Christian Ehrenfried von Weigel (1748-1831), professor de botânica e figura relevante na história da ciência farmacêutica.

A família Caprifoliaceae (honeysuckle em inglês, chèvrefeuille em francês, madressilva entre nós) tem muitos géneros e cultivares no mercado hortícola, apreciados como ornamentais pela folhagem verde que enrubesce no Outono e pelas flores perfumadas cujo néctar atrai especialmente os beija-flores. Esta família está amplamente representada no Jardim de Shakespeare, no Central Park em Manhattan; espalhadas pelo jardim estão placas que citam os versos de Shakespeare que motivaram a plantação, como esta passagem de Midsummer Night's Dream:

So doth the woodbine the sweet honeysuckle
Gently entwist; the female ivy so
Enrings the barky fingers of the elm.



Fotos: pva - Primavera de 2005 em Serralves e Quinta de Sto. Inácio

2 comentários :

Biblio Scalalis disse...

É um prazer visitar o teu blog. Venho aqui quase todos os dias... descansar e relaxar um pouco.
Depois continuo a voar... nunca levanto voo sem levar um pensamento doce ou a sensação de uma descoberta ou a vontade de revisitar um sítio que já conheço mas que é mostrado com outras cores...
Parabéns!
Um beijo

Maria Carvalho disse...

Obrigada pela gentileza.