05/10/2006

Árvores do Jardim do Carregal #11


Casuarina equisetifolia

Num dos bordos do Jardim do Carregal estão agora em flor um grupo de casuarinas (Casuarina equisetifolia) de belo porte. Não são coníferas como a maioria das suas vizinhas no Jardim, mas são australianas como elas. A copa piramidal verde-alface ganha no Outono o tom acastanhado das inflorescências masculinas, espigas terminais alongadas só com brácteas pequenas. As flores femininas, que se formam nas axilas das folhas, são conjuntos de estiletes avermelhados e também não têm pétalas. As brácteas quando maduras soldam-se e criam pinhas cilíndricas que contêm samaróides, cada um com uma semente alada e achatada.

Esta árvore, da família Casuarinaceae, é de crescimento rápido e tolerante a solos salinos; adequa-se por isso como quebra-vento e como revestimento de zonas costeiras. Diz-se que a sua madeira de cerne vermelho é a melhor das lenhas. A ramagem pendente, num hábito que faz lembrar a plumagem dos casuares (do malaio kasuari) - grandes aves pernaltas mas não voadoras, com uma crista óssea e pescoço azul ou púrpura - é feita de tubinhos ocos, finos, rijos, estriados longitudinalmente, articulados com nós em redor dos quais se encaixam as folhas diminutas como dentinhos triangulares brancos. Parece-se com a folhagem da cavalinha (Equisetum sp., nome que tem origem no latim equus, cavalo, e seta, cerda ou crina), daí o epíteto específico. Em dias de vento, os numerosos tubos produzem um silvo característico, que lhe deu a designação comum Whistling-Pine e árvore-da-tristeza.

No jardim da Casa Burmester, na Rua do Campo Alegre, há três exemplares de outra espécie de casuarina, também de origem australiana, que tem inflorescências mais vistosas e frutos maiores.

Anterior desta série: #10

2 comentários :

Lengo D'Noronha disse...

Parabéns pelo belo blog.
Sou um amante das árvores e posso enviar algumas sementes das que tenho em meu quintal.
Se quiserem é só enviar o endereço para meu email.

Abraços.
D'Noronha

Fatima Vinagre disse...

Obrigado pela clara e explícita descrição que fizeste. São muito bonitas! Não as conhecia. Bj