05/07/2004

Parque de S. Roque

Sempre que lá vou fico com pena de não viver mais perto!
É um dos mais belos jardins do Porto. Quatro hectares resguardados, ajardinados:
um local verdadeiramente aprazível!
Tem um pequeno parque infantil e pode levar-se o cãozito da família também.
(não esquecer um saquinho para apanhar as "necessidades")
Um lugar de eleição para as manhãs e tardes das férias.

Do site de turismo da CMdoPorto dedicado aos Parques e Jardins
vem esta sugestão para um percurso:
«50 minutos no Parque de S. Roque (4º Passeio)
O Parque de S. Roque, antiga Quinta da Lameira, abriu ao público em 1979. Adquirida pela Câmara Municipal à família Ramos Pinto/Calém, a propriedade de quatro hectares possuí uma bonita casa apalaçada.
Comece o passeio a partir do portão existente na travessa das Antas (1). O parque apresenta logo à entrada uma fresca e frondosa mata. Siga o caminho central até uma pequena elevação com bancos de pedra - o Coreto (2). Retome o percurso por um trilho que passa por duas pontes sobre o lago. Por uma descida acentuada chegue a uma clareira com uma magnífica vista sobre o Douro e a zona do Freixo: está na Alameda Principal (3). Percorra toda a alameda, ladeada de belos relvados, e desça até encontrar uma zona de estadia. Neste largo avista as ombreiras de um portão (4) que demarcam a entrada nos jardins mais formais. Vire à direita por uma escada até às plataformas relvadas, onde existe um lago e um parque infantil. À sua frente surge um gracioso labirinto de buxo (5). Deixe-se guiar pelos trilhos deste jardim e divirta-se a descobrir a sua saída. Siga em frente e contorne um jardim rectangular com muitas variedades de cameleiras (6). Passe, então, para outro jardim adjacente à casa amarela, muito recortado com pequenos lagos, fontes e repuxos. Desça pela esquerda, pelas escadas, para admirar a fachada frontal do edifício. Está-se na rua S. Roque da Lameira (7), e aqui termina este passeio. Se veio de transportes públicos, dirija-se à próxima paragem desta rua. Caso tenha utilizado o transporte individual prepare-se para a íngreme subida, retemperando forças na casa de chá.

INDICAÇÕES ÚTEIS
Ponto de Partida: travessa das Antas
Extensão: 1,2 km
Transportes públicos (de chegada): autocarros 6, 22 e 78
Estacionamento: travessa das Antas
Locais de repouso: bar e esplanada da casa de chá
Horário: Outubro a Março - 9h/19h
Abril a Setembro - 9h/20h»

3 comentários :

ManuelaDLRamos disse...

Já fui espreitar. Que bela fotografia. E que coincidência! Será que nos cruzámos por lá? Este parque é um local verdadeiramente de eleição.

Anónimo disse...

Em que Estado e cidade é esse PARQUE DE S.ROQUE???
06/10/2014 - Paulo Seigo Kuroiva - Presidente Prudente - SP.

Paulo Araújo disse...

Porto, Portugal