31/01/2006

a mais louca de todas as arvores...

.
Se no tempo da saudosa princesinha do Norte tivesse nevado como ontem aconteceu nas terras altas do Algarve, decerto não teríamos hoje nenhuma lenda das amendoeiras... Entretanto e segundo informações fidedignas, para os lados do Sotavento as mais loucas de todas as árvores já estão em flor.

«(...) Diz-se della, que he a mais louca de todas as arvores, porque florece apenas as geadas a não impedem; porisso as geadas do tarde fazem muito casual a colheita do seu fructo. (...)

Qual será o motivo porque as flores desta arvore, assim como a do pessegueiro, e damasqueiro, dasabotoam tão cedo? Estas arvores forão naturalisadas na Europa, mas não conservão ainda o costume do seu paiz natal? Na Mauritania, Persia , e Armenia, a epocha da sua florescencia não he Dezembro, ou Janeiro? E não conservão nos nossos climas a mesma actividade para florecer, quando nenhuma cousa se oppõe a isso?»

Francisco Soares Franco in Diccionário de agricultura: extraído em grande parte do Cours d'agriculture de Rosier, com muitas mudanças, principalmente relativas á theoria, e ao clima de Portugal... Coimbra: na Real Imprensa da Univ. 1804-1806 (vol I, pg 200)

4 comentários :

Paulo Araújo disse...

Será que a amendoeira, essa louca, também desata aos risinhos quando lhe fazem cócegas?

Unknown disse...

Amanhã, além de um link para aqui, também falarei de amendoeiras, se bem que as imagens que tirei não acompanhem a fartura das que o meu amigo do alfarrob o ano passado avistou lá para as bandas de Albufeira.

greentea disse...

tenho no quintal uma macieira que logo a seguir ao natal começou a florir e ainda não parou, nem mesmo com a neve q apanhou em cima. Está linda. Nos outros anos começava a florir em principio de Fevereiro tal como os pessegueiros , cerejeira do Japão e ameixeeiras. Mudam-se os tempos...

jcb disse...

A velha amendoeira já está em flor. As do pomar - que são de uma variedade menos temporã - devem florescer só lá para muito perto do fim do mês. Disso tudo darei notícia, claro...