19/11/2007

Baby's got blue eyes


Nemophila menziesii

Baby blue eyes é o nome comum da Nemophila menziesii, planta anual da América do Norte, de crescimento rápido, que aprecia bosques (do grego némos) - e que, ao contrário do que parece, ignora a existência do famoso peixinho cor-de-laranja. Essa designação refere-se ao azul suave das suas flores, e não aos olhos daquele para quem Elton John cantou «Blue eyes / laughing in the sun / laughing in the rain / baby's got blue eyes / and I am home again». Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir encantos tão diferentes.

Um epíteto específico com dois «i's» finais, como menziesii, quase sempre remete a um antropónimo. Desta vez homenageia Archibald Menzies (1754-1842), naturalista escocês cujo relato da viagem de circum-navegação no navio Discovery (Journal of Vancouver's Voyage) é um dos mais minuciosos do género. Um episódio curioso começou num jantar no Chile, durante o qual foram servidas umas sementes que Menzies não soube identificar; Menzies guardou algumas no bolso que, na viagem de volta, germinaram; e a Araucaria araucana chegou à Europa.

2 comentários :

Anónimo disse...

Ainda bem que, no século XVIII, as boas maneiras de estar à mesa não consideravam escandaloso que se levasse um pedacinho da sobremesa no bolso para casa. É que estas são as araucárias de que mais gosto!

Elton John não se esmerou no inglês da letra, mas a música desta canção não me sai da cabeça desde que li a menção que lhe fez. Bonito serviço, hoje todo o dia a trabalhar sem conseguir parar de cantarolar «Blue eyes...».

bettips disse...

E descobriste a cor dos olhos do meu filho, em pequenino! Abç