13/02/2008

Pereira em flor


Qian Xuan (c. 1280)


«Enquanto que as pereiras europeias terão evoluído a partir da Pyrus communis, as pereiras chinesas são um pouco diferentes e pensa-se que são híbridos da P. pyrifolia e da P. ussuriensis. (...) Em particular, quase todas as pêras chinesas são amarelas e ovais. (...)

A pereira tem vida longa; e, como se conhecem árvores com 300 anos que ainda dão fruto, ela é um dos símbolos da longevidade. A história regista que o Duque de Shao conduziu um julgamento imparcial debaixo de uma pereira em 1053 aC, e por isso essa árvore também simboliza a governação justa e benevolente.

Como os caracteres para "pêra" e "partir" se pronunciam do mesmo modo, é costume não se comerem pêras em casamentos ou antes de alguma despedida. E, em resultado de um dos imperadores da dinastia Tang ter fundado uma escola de música num pomar de pereiras, os artistas do palco são conhecidos como a "irmandade do pereiral".»

Peter Valder, The garden plants of China (1999)

3 comentários :

patologista disse...

Estou sempre a aprender convosco.
Quando a pereira que tenho no meu quintal florir ponho uma foto no meu blog, Mas para já, só floriu a magnólia (e como me alegra os olhos todos os dias ao sair de casa!).

Miguel Jorge disse...

Adoro as flores das pereiras.Mais ainda que os frutos!

Anónimo disse...

gosto de comer peras.