21/09/2022

Árvore pendular

Ao longe, os arbustos pareciam salgueiros em terra árida, algo improvável se forem como os nossos, que não sobrevivem sem um riacho aos pés.



Sugiro que nos aproximemos, de outro modo não conseguiremos identificar esta planta.

Plocama pendula Aiton


Como está em flor, há poucas dúvidas sobre a família a que pertence: Rubiaceae, a mesma da planta do café. Mas a maioria das espécies desta família que conhecemos na Península Ibérica tem folhas brilhantes e margens espinhosas ou ciliadas. Nesta planta, pelo contrário, as folhas, com cerca de 5cm de comprimento e uns 2mm de largura, são quebradiças e filiformes como as dos pinheiros; e a ramagem densa, em tom verde-amarelado no Verão, tem um hábito pendente.

Plocama pendula é o nome deste endemismo das Canárias, que os espanhóis conhecem como balo. É frequente em quase todas as ilhas, mas surpreendentemente não há registo da sua presença em Lanzarote. Aprecia o solo solto das zonas de cardonal-tabaibal e os barrancos até cerca de 500 metros de altitude, onde pode formar populações que dominam claramente o habitat.



O balo é um arbusto bizarro que pode chegar aos 4m de altura, de flores minúsculas, que se apinham nas extremidades ou nas axilas dos ramos, com corolas tubulares brancas de 5 a 7 lóbulos. Os frutos são bagas carnudas, como as do café, inicialmente verdes, pouco depois translúcidas, amadurecendo quase negras. Fonte de mel afamado, os balos alimentam lagartos, os propagadores por excelência das suas sementes. O género Plocama tem cerca de 30 espécies distribuídas principalmente por África, Médio Oriente e Índia, ignorando os lagartos da Península Ibérica.

1 comentário :

bettips disse...

Uma beleza essas lágrimas pequenas!