8.7.04

Álamos , choupos, pópulos

.
Em Desmundo, o post anterior em que se transcreve um texto de João de Araújo Correia, fala-se de álamos... É uma palavra mais usada na literatura do que no falar comum.
Mas o que são álamos?
Álamo, pópulo ou choupo são as designação vulgares das árvores do género Populus da fam. das Salicáceas (família a que pertence por exemplo o salgueiro-chorão), sendo mais usual a última designação: choupo (alamo em castelhano). O termo faia, que também aparece em nomes compostos para designar algumas destas árvores, induz em erro pois as verdadeiras faias pertencem a outro género.

No livro A árvore em Portugal de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Teles (Assírio & Alvim, 1999. 2ª ed.) são listados como espontâneos em Portugal:
o choupo-branco ou faia-branca (Populus alba),
o choupo-tremedor ou faia-preta (Populus tremula),
o choupo-cinzento (Populus canescens) e
o choupo-negro (Populus nigra).

Mas há outras espécies de choupos, com muitas variedades e híbridos, sendo as árvores mais comuns do planeta, ou não se chamassem elas Populus.

Ver: Árvores do algodão ; Parque da Cidade # 1 ; Choupal de Coimbra

3 comentários :

Joao Soares disse...

Olá, amigos
Entrei nesta alameda e as árvores já brotam um cheiro fresco, jogos de luz e sombras que nos lembram a importância da Paz e amarmos também as vozes que as árvores nos emprestam, quando o vento passeia pelos seus ramos....
João Soares
BioTerra

manueladlramos disse...

Salve João!

asn disse...

Ora aqui está uma boa oportunidade para saber das diferenças visíveis entre choupos e faias.
Parece-me mais que shoupos e faias é a mesma coisa.
Será assim?
...
Bem, tenho que colocar esta nota num post mais actual, já que hoje estamos a 5 de Setembro de 2006.
Obrigado
António