20/04/2005

Dos Jornais - Assembleia quer discutir projecto dos Aliados

Uma luz no alto da Avenida?

«Assembleia quer discutir projecto dos Aliados: O projecto de requalificação da Avenida dos Aliados, no Porto, pode vir a sofrer alguns atrasos. Isto porque a Assembleia Municipal decidiu, anteontem à noite, definir um período de discussão pública "abrangente" que envolva não só a autarquia, mas também as associações da cidade e os munícipes. (...) » Ler notícia completa no JN

Ao sr. Gonçalo Gonçalves, da coligação no poder, que discorda desta decisão e afirma que "O projecto já foi apresentado publicamente há muito tempo e tem suscitado grandes elogios .", dizemos que se esquece da outra face da moeda: o projecto reune tudo menos consenso.

aqui reproduzimos a opinião da arquitecta paisagistaTeresa Andresen que escreveu:
«(...) Calada tenho estado e sei que muitos outros [tambem o estão]. Mas não posso calar mais. A mágoa é grande, assim como a estupefacção pelo continuado desconhecimento ou menosprezo do "ser" das coisas públicas e isto impele-me a me a não ficar calada.Estamos a falar de espaço público. Espaço publico é do público, da colectividade, dos munícipes que pagam os seus impostos e que mais frequentemente o utilizam e dele legitimamente se apropriam e o abrem aos visitantes diários ou de passagem. Eles adquiriram naturalmente um direito e um sentimento de posse sobre este espaço, assim como contribuem para a construção do imaginário que se vai tecendo sobre essa apropriação colectiva e que lhes confere o direito de ter uma palavra a dizer sobre os seus desígnios. Ou seja, estamos a falar de cidadania, de cidadãos que não ficam calados e que não gostam de ser admoestados a não falar.» (ler texto completo )

E há justamente uma semana, publicámos um texto do Paulo Ventura Aráujo, intitulado "Um presente envenado" , em que muito claramente são explicitadas as razões pelas quais o projecto deveria ser reconsiderado. "Requalificado" diríamos nós se o termo não tivesse adquirido conotações tão negativas.

Por isso é uma boa notícia esta da discussão alargada do projecto na Assembleia municipal.
.

2 comentários :

jardineira disse...

Manuela,deixo-lhe uma ideia: http://www.treesforcities.org/
Acho que vocês eram também capazes de movimentar o Porto assim!
Um abraço,
susana

ManuelaDLRamos disse...

Ola Susana, Nós conhecemos este interessantíssimo "movimento" e a ideia de algo semelhante para o Porto partiu já de alguém da profissão (ligado à arquitectura paisagista) em que colaboraríamos. É algo que está pois em "stand bye" (entretanto no Dias ... cá vamos fazendo a nossa "campanha" ;-)