09/07/2006

Rosas para Santa Isabel # 1

.
«Ó minha Rainha Santa
Coração das boas obras;
Para matar a fome aos pobres
O pão transformaste em rosas. »

Nesta quadra- patente numa das imagens (1ª foto) de Santa Isabel que enfeitam em arranjos floridos dezenas de montras das lojas da cidade de Coimbra- invoca-se o mais popular dos milagres* atribuído à Rainha Santa, cantado e contado popular e eruditamente vezes sem conta.



Montras em Coimbra invocando a Rainha Santa Isabel e o Milagre da Rosas
Fotos: manueladlramos- Julho de 2006 - clicar nas imagens para aumentar
Rosas com rosas se pagam, e esta flor reina com a Santa por toda a cidade, adornando inúmeras pequenas esculturas, pinturas e fotografias- a maioria das quais reproduz a estátua de Santa Isabel, da autoria de Teixeira Lopes (encomendada ao escultor pela Rainha D. Amélia). Esta figura da venerada Rainha Santa é o centro de muita atenção e de sentidas devoções, no alto do pesadíssimo andor enfeitado com cerca de 1500 rosas, que hoje, a partir das 18 horas, percorre de novo em procissão as ruas da cidade, regressando ao Convento de Santa-Clara-a Nova (ver foto panorâmica) de onde saíu com igual pompa e circunstância na passada quinta-feira, 6 de Julho.
Uma digníssima e comovente homenagem que de dois em dois anos é prestada àquela que ainda em vida já chamavam Santa, e que, depois de morta, se tornou padroeira da Coimbra, protectora de Portugal, mensageira da Paz.
*Que antes dela, segundo a tradição, também outras santas tenham transformado a sua dádiva de caridade em flores- nomeadamente Santa Isabel da Húngria (1207-1231), por sinal tia avó de Isabel de Aragão (1271- 1336), Santa Cassilda de Toledo (? ca.1107) e Santa Godelieva (1045-1070) (cf. fonte)- não afecta minimamente a extraordinária onda de devoção pela "Rainha Santa", nem o invulgar rol de atributos desta dona e grande senhora da Idade Média.

Ler Unidos na devoção; Uma Rainha aclamada em fé (n'O Primeiro de Janeiro)
Ver
Fotos da Procissão e da Rainha Santa (in Passear por Coimbra)

E ainda:
Rainha Isabel's Roses (no mt. especial Human Flower Project) ;
e
Estórias Curiosas - IV (Milagre das Rosas) (no histórias e sabores)

1 comentário :

Anónimo disse...

Moisés Espírito Santo expôs há anos uma teoria muito aceitável para o aparecimento deste culto à Rainha Santa.
Cripto-judeus, rainha Ester, etc. Muito interessante.