Nozes no Dia de S. Mateus
foto: mdlr
Já aqui se transcreveu um poema outonal que cantava uma nogueira, as suas raízes e folhagem, o sabor dos seus frutos. Hoje, dia de S. Mateus, que também é o último do Verão*, em muitas localidades realizam-se Festas ou Feiras com o nome do Santo, igualmente chamadas Festas ou Feiras das Nozes.
A da fotografia, meio estremunhadita, deve estar a guardar-se para o S. Miguel, dia 29, em Penela (Coimbra), onde se realiza uma das mais antigas Feiras das Nozes do país (desde o ano 1434); ou para a Feira dos Nozes e dos Abraços em Barril de Alva (Arganil) em Outubro.
* De acordo com o Observatório (publicação do Observatório Astronómico de Lisboa) o equinócio de Outono ocorre amanhã, dia 22, às 17:30 horas.
3 comentários :
Linda foto... dá vontade de apanhar - coisa que não consegui fazer no outro dia quando visitei as nogueiras do Jardim das Virtudes: outros se anteciparam em apanhar as mais à mão, e agora só de escadote se chega às nozes. Achas que alguém estranha se me vir entrar no jardim com um?
Depende do escadote, ou da escada. Há que tentar deitá-la! Não me digas que não conheces o escadote-telescópio, encolhe estica, para apreciadores de fruta à desamão? Compram-se nas lojas tipo "coronel tapioca" e vêm dentro de uma mochilinha pouco maior que um caderno A4. Um "must" para a época que atravessamos. Eu hoje andei às pêras assim, lá para as bandas de Touginhó...
Enviar um comentário