07/08/2005

A boa alternância



Fotos: pva 0507 - Sophora japonica na rua Feliciano de Castilho, Porto

A árvore que aparece nestas fotos, de seu nome Sophora japonica, é, à semelhança de várias outras que antes apresentámos, uma leguminosa da subfamília Papilionoideae. Originária do extremo oriente, é amplamente usada em jardins e na arborização de ruas. Agora que está em flor, podemos admirar, enquanto não lhes passam uma vassoura, algumas ruas da cidade discretamente atapetadas de amarelo.

As ruas do Porto arborizadas com sóforas têm índole muito variada. Na zona oriental da cidade, que cresceu ao longo do século XIX, as antigas fachadas, escurecidas pelo tempo, sucedem-se coladas umas às outras com a interrupção ocasional de algum solar de brasileiro-de-torna-viagem. Aí, nas ruas Barão de S. Cosme e Duque da Terceira, as sóforas alternam com os castanheiros-da-Índia. Na parte ocidental, o bairro do Campo Alegre só foi construído um século mais tarde: cada casa exibe o seu jardim e todos os passeios têm árvores (olaias, freixos, cerejeiras, lodãos, castanheiros-da-Índia...) . Na rua Feliciano de Castilho encontramos sóforas e também conteiras (Melia azederach), árvores de características botânicas bem distintas mas de porte geral semelhante.

Boa ideia esta de se plantarem espécies arbóreas diversas na mesma rua: em cada época de floração há um novo motivo para lá voltar.

1 comentário :

katia disse...

A Sófora Japônica é planta medicinal: Indicações: Doenças nervosas, inflamação, perturbações circulatórias.

http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/sofora-do-japao.html#.VIh8nzHF9qU