Cinquenta anos
Uma das efemérides assinaladas no último número do Tripeiro é a do cinquentenário no Porto dos oito pinheiros-mansos que, na praça hoje chamada de Humberto Delgado, formam guarda à estátua de Almeida Garrett. Viajaram de Itália, foram plantados a 19 de Maio de 1956, e quando chegaram já eram espigadotes, medindo cada um sete metros de altura. Desde então alargaram a copa, mas verticalmente o seu crescimento foi moderado. Embora embranquecidos de pó e incomodados pela confusão das obras, foram poupados pela onda sizenta que submergiu o coração do Porto. Sorte a deles terem sido plantados por ordem de Fernando Távora, arquitecto respeitado pelos iconoclastas destruidores da avenida.
2 comentários :
Eu vi, eu vi, ainda pequenos e eu tb. Faziam a feira do Livro lá cima, acho, a "Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia" e o "Feiticeiro de Oz" são dessa época: 1959. custaram resp.
Esc. 28$50 e 30$00. Ainda bem que os "deixaram" ficar ...
Ainda bem que os deixaram ficar, também digo, nem que seja unicamente por consideração pelo arquitecto Fernando Távora.
Belos tempos em que a minha Avó aproveitava a Feira do Livro para «se abastecer» em livros e transformar a sala de estar em agradável salão de leitura. Depois era a troca de livros com os amigos, seguida da troca de impressões sobre os mesmos. Também cá tenho o meu exemplar dessa "Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson". O meu gosto era abrir as páginas, uma a uma, com o corta-papéis.
M.R.L., Canadá
Enviar um comentário