28/09/2009
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Teucrium polium L. subsp. capitatum (L.) Arcang. - Serra dos Candeeiros
Teucrium scorodonia L. - Serra do Açor
.....Adapt or perish, now as ever, is Nature's inexorable imperative.
.....H. G. Wells (1922)
Publicada por Maria Carvalho em 28.9.09
Etiquetas: Lamiaceae , Serra do Açor , Serras de Aire e Candeeiros
6 comentários :
Pois não é o que todos temos que fazer? Até ao fim adaptamo-nos e renovamo-nos ou estamos condenados a ser ultrapassados, esquecidos e por conseguinte esquecidos...
E estas plantinhas adaptara~-se muitíssimo bem. Ninguém diria que são da mesma família...(são, não são?)
Luz
As duas plantas não só são da mesma família (Lamiaceae), como pertencem ao mesmo género (Teucrium). São espécies distintas, adaptadas a habitats com diferentes exigências e polinizadores (um rochoso e exposto ao sol e ao vento, o outro de bosque com o aconchego da sombra), e isso nota-se no tipo de inflorescência (embora cada flor seja idêntica em formato e cor) e nas folhas.
Obrigado pela explicação. E desculpem as gafes da primeira mensagem. É o que faz escrever à pressa e não reler...
Olá Maria e Paulo
Óbvio que tendo encontrado o v/ blog apenas em 2010 nunca vi todas as suas entradas.Hoje vim aqui procurar a Lamiaceae para ver se por cá havia um determinado Teucrium,o T. polium,e vejo que sim,e com subsp;porquê?
Ontem enviara para o Naturdata duas fotos-Canhão Poio-Sicó,11Mai.,02-que estavam por identificar (como muitas ainda!) e o E.Marabuto sugeriu-me esta espécie.
Se for a única (sub)espécie por cá deverá ser esta (estas aqui com flores;as minhas não as têm!);se for diferente já sabem onde as poderão encontrar (e eu também..por que é um sítio a que voltarei!);a outra aqui presente é bem mais vulgar;até em casa a encontrei.
Abraços
Carlos M. Silva
Olá, Carlos.
De facto, em Portugal só está referenciado o Teucrium pollium subsp. capitatum - que, ultimamente (veja-se a Flora Ibérica), passou a ser considerado uma espécie autónoma com o nome Teucrium capitatum. A Flora Ibérica ainda se dá à minúcia de dividir a espécie em três subespécies, mas isso já não nos diz respeito, pois em Portugal só ocorreria a subespécie típica.
Para complicar a questão, não estou muito seguro de que a planta da foto esteja correctamente identificada. O Teucrium haenseleri tem suficentes semelhanças para causar dúvidas. Faltam na foto pormenores essenciais para decidir a questão. Talvez no arquivo caseiro eu tenha outras fotos tiradas no mesmo local.
Mas, se a distribuição por províncias na Flora Ibérica estiver correcta, a tua planta deve ser mesmo o Teucrium capitatum.
Abraço,
Paulo
Olá e obrigado.
O Eduardo só sugeriu mas só agora fui ao ND ver o tal T. polium e talvez não!;encontrei o T. haenseleri no Flickr dum tal Joaquin Ramirez e nahh (de leigo);já quanto ao que dizes T.capitatum aparece no ND e talvez,mesmo sem flores;tem a aparência dum pomponzinho;é possível.
Obrigado,Paulo.Lá terei que fazer o sacrifício(??) e ir ao Poio!! novamente!
Já foi por motivo semelhante que lá fora uma 2ª vez (Melitis sp.) e por isso não será estreia.Obrigado.
Carlos M. Silva
Enviar um comentário