22/11/2012

Tremoços de Espanha

Lupinus hispanicus Boiss. & Reut.


A julgar pela Flora Ibérica, que indica Trás-os-Montes como a única região do país onde ocorre este tremoceiro, esta espécie de Lupinus seria de facto não rara mas essencialmente espanhola. O engano, resultado talvez da insuficiente consulta de fontes portuguesas, pode comprovar-se por artigos científicos recentes sobre este endemismo ibérico (do centro e oeste da Península) que registam populações de outras províncias do nosso país. Ressalvemos, contudo, que as mudanças na prática agrícola e o alargamento das estradas têm feito rarear muitas plantas arvenses ou ruderais como esta. Sendo optimistas, estaremos atentos entre Abril e Junho para o reencontrarmos nas regiões assinaladas por Amaral Franco na Nova Flora de Portugal.

Os tremoceiros ibéricos são plantas anuais (com a possível excepção do L. polyphyllus Lindl. cuja origem não está ainda deslindada) que se reconhecem pelas folhas em estrela com folíolos estreitos de margens mucronadas ou peludinhas, pelos cachos de flores com quilha (a que os ingleses chamam bonnets) agrupados em verticilos perfeitos, e pelos feijões empinados com um espinho curvo no topo. Este Lupinus, que é perfumado ou não (há divergências quanto a isso), tem flores de um tom rosa azulado. As fotos mostram exemplares num talude da margem do rio Sabor, em Macedo de Cavaleiros, a cerca de 200 m de altitude.

O feijão-de-lobo prefere lugares soalheiros de solo quase arenoso e ácido, em campos de cereais, vinhas, olivais, bermas de estrada ou taludes. A genética confirma que é parente próximo do L. luteus; e os programas de hibridação para produção de melhores forragens têm beneficiado das inúmeras qualidades das duas espécies.

Algumas referências aludem a duas subespécies deste Lupinus, o L. hispanicus subsp. bicolor (Merino) Gladst. e o L. hispanicus Boiss. & Reut. subsp. hispanicus. A primeira é a espécie Lupinus gredensis Gand.; a segunda é o tremoceiro das fotos.

1 comentário :

Rosa disse...

Viva Maria, a Flora Ibérica online, que bom! Obrigada pela dica.