04/05/2006

Lilás



As fotos de liláses que hoje aqui mostramos (tiradas há poucos dias em jardins do Campo Alegre) foram suscitadas por um comentário a um texto anterior. O lilás, nome vulgar dos arbustos do género Syringa, é da família Oleacea e por isso parente dos ligustros, jasmins, oliveiras e freixos, entre outros. Tivesse a nossa tradição de colocar flores nas portadas e janelas outros capítulos como os do domingo de Ramos e o do 1º de Maio, e talvez houvesse oportunidade de enfeitar as casas noutros dias do ano com outras plantas de conotação festiva que por isso seriam especialmente acarinhadas.

A Syringa é arbusto europeu e asiático, de folha caduca cordiforme, flores perfumadas de 4 pétalas cor-de-rosa, azuis, roxas ou brancas unidas num tubo cujo início se detecta no centro mais escuro da flor, agrupadas em inflorescências como as do género Ligustrum; os frutos parecem vagens minúsculas, semelhantes às do sino-dourado (género Forsythia).


3 comentários :

Rosa disse...

E são lindas ,lindas! Em certos casos o arbusto consegue ser promovido a árvore e fica uma árvore encantadora.

Maria Carvalho disse...

Os que conhecemos no Porto são baixotes, mas estão recheados de flores.

Iza Bordotti disse...

Boa noite! a árvore Lilás é simplesmente magnífica. Onde posso encontrar essa espécie? Poderia mandar um email para izanoemi@yahoo.com.br, obrigada