28/02/2007

Camellia japonica "Portuense"



São as folhas, e não as flores, o que mais nos atrai nesta japoneira do jardim da Faculdade de Arquitectura do Porto. As flores são um bónus temporário, mas a folhagem verde e amarela garante que o valor ornamental da árvore não diminui ao longo do ano. Camélias com uma tal folhagem (dita variegada) são raras mesmo no Porto - onde não o deveriam ser, pois, de acordo com o livro O Mundo da Camélia, o nome desta variedade é precisamente "Portuense". Mas, além de asseverar a sua origem portuguesa, o livro, que não menciona outra C. japonica de folhagem bicolor, nada acrescenta sobre a data ou local da sua criação.

Por falar em camélias no Porto, aqui vai uma grande notícia: nos dias 10 e 11 de Março (sábado e domingo) decorrerá, no Palácio do Freixo, uma exposição de camélias organizada pela Câmara Municipal do Porto e pela Sociedade Internacional de Camélias. Uma óptima ocasião para visitarmos um local que tem estado encerrado ao público enquanto vamos espreitando as nossas flores favoritas. Atenção: seguindo a ordem usual nestes eventos, o recinto só está aberto aos visitantes a partir das 14h00 de sábado. Em paralelo à exposição, haverá actividades para crianças, uma amostra bibliográfica e filatélica, venda de camélias envasadas, e demonstrações práticas sobre cultivo de camélias por jardineiros da Câmara.

4 comentários :

Anónimo disse...

Não se esqueçam de visitar Vila do conde na quinta de Paulino curval em vilar de Matos Junqueira.

Ali as camélias respiram alegria de viver!

rouxinoldebernardim.blogspot.com

FRANCISCO OLIVEIRA disse...

Amanhã irei ver esta camélia. E no próximo fim de semana vou a Santo Tirso (também há em Pontevedra) e, claro, ao Palácio do Freixo no outro fim de Semana.

Anónimo disse...

Muito bonita a "Portuense". E obrigado pela dica da exposição: parece um óptimo programa o Palácio do Freixo + camélias.

País Basto disse...

Dias 24 e 25 de Março é a vez da IV Edição da Festa Internacional das Camélias de Celorico de Basto.
O evento compreende um fórum de discussão e aprendizagem, Exposição Concurso de camélias e os seus arranjos e ainda um mercado que funciona como oportunidade para comprar novas espécies de Camélias e tudo à volta das Camélias.
Mais informações através do número 255320250 - Empresa Municipal Qualidade de Basto