28.5.10

Cenoura de flores douradas



Thapsia villosa L.

Os ingleses não gostam de alardes de erudição, preferindo a popularização ao rigor científico. É por isso que, nos guias de flores silvestres, as famílias botânicas são designadas pelo seu membro mais conhecido. Falam-nos eles, por exemplo, da família da menta e da família da cenoura. A cenoura provém de uma planta umbelífera, Daucus carota, que é espontânea em Portugal e em boa parte da Europa. Na falta de nomes vernáculos apropriados ou sugestivos, parece-nos boa ideia chamar cenouras às umbelíferas. O único inconveniente é a sugestão implícita de que todas elas são comestíveis. Algumas, como a salsa e a própria cenoura, até se comem, mas outras muito semelhantes, como a cicuta (Conium maculatum), são mortalmente venenosas.

Por entre a profusão de cenouras de floração branca, que passam relativamente despercebidas mesmo quando são muito abundantes, as cenouras amarelas oferecem um regalo para a vista. A Thapsia villosa, com os seus quase dois metros de altura e as suas girândolas de flores douradas, estava em meados de Março no início da floração, mas já enfeitava garbosamente as falésias do Cabo Espichel. Dizem os manuais, repetindo-se acriticamente uns aos outros, que a floração da espécie decorre de Abril a Junho. Ainda bem que na Arrábida ela resolveu ignorar o calendário oficial.

Assinale-se que há outras plantas, como o funcho (Foeniculum vulgare) e a férula (Ferula communis) que amiúde se confundem com a Thapsia. A distinção entre essas três espécies, todas de porte avantajado, faz-se mais facilmente pelas folhas basais: com aspecto de penugem as do funcho (foto), filiformes e formando uma teia confusa as das férula (foto).

4 comentários :

Gi disse...

As coisas que aprendo neste blog... Nunca imaginei que a salsa e a cenoura fossem parentes, nem que a cicuta fosse da família. Juro que acho fantástico.
Continuem a ensinar, que eu continuo a aprender :-)

GPC disse...

Obrigado.

Anónimo disse...

como distinguir entre Foeniculum vulgare e Thapsia villosa?

Obrigado, desde já.

Anónimo disse...

ops... estava no final do post. :) É suficiente então olhar para as flores. :)