Avenida dos Aliados
Avenida dos Aliados- 23 de Setembro de 2005
.
Muita gente pensa, por ouvir dizer, que a Avenida dos Aliados já está totalmente destruída e que o processo é, eventualmente, irreversível! Incorrecto!
Para já "apenas" arrasaram* completamente a maior zona ajardinada (perfeitamente visível nesta e nesta fotografias) e que estava já entaipada há anos por causa da construção da estação do Metro- entre a Praça de Humberto Delgado e a zona ajardinada das estátuas.
É só para lembrar.
(Ler aqui o que alguns candidatos à Câmara Municipal do Porto dizem sobre o projecto de "requalificação" deste local emblemático da cidade.)
..
2 comentários :
A "requalificação" dos Aliados é vítima de um certo provincianismo português que endeusou Souto de Moura e Álvaro Siza.
Não está, obviamente, em causa o valor destes profissionais. Mas poderá vir a estar. Principalmente se continuarem a "papar" projectos e a impingir a estática em detrimento da dinâmica, o inerte em detrimento do orgânico, o solavanco em detrimento da transformação, uma arquitectura de linhas em detrimento de um arquitectura de paisagem...
Estive no POrto nos últimos dias. Estive nos Aliados. Com mais tempo do que é habitual apreciei o POrto. Cheguei à conclusão de que se "ESTE RIO NãO PÁRA", o Porto morre. O Porto está a cair de podre. andei por montes de ruas e travessas no centro e está tudo a cair. Os Aliados perderam muito encanto. São agora uma rua normal, feia com prédios bonitos,cheios de lojas de 300 ou similares. Tudo piorou no Porto nestes últimos anos. Que pena! O porto é (era) uma cidade muito bonita e vai cair
Enviar um comentário