09/08/2007

Espargo-pendente



Asparagus densiflorus «Sprengerii»

Não foi fácil fotografar as flores deste exemplar de Asparagus densiflorus «Sprengerii» nos jardins do Palácio de Cristal, e não se deveu isso ao facto de serem minúsculas. É que as sebes destes jardins, à semelhança das tílias da alameda, têm rotina militar, sempre em fase de recruta: o cabelo (leia-se florico) não pode espigar, e a ramagem (como franja) tem de manter-se em corte rente, para que as tropas estejam sempre aprumadas na parada. Por isso, o intervalo entre localizar a planta e correr a casa buscar a máquina fotográfica foi bastante para, ao som do pior clarim, a tesoura zelosa (leia-se serra de desbastar) ter desfeito quem agora ousou florir tão despenteadamente. Mas houve uma planta que se refugiou num canteiro e conseguiu (para já) escapar ao desbaste.

A família Asparagaceae é relativamente isolada mas tem cerca de 130 espécies sul-africanas. As do género Asparagus (do grego aspáragos, talo) não têm folhas autênticas, mas cladódios, isto é, ramos verdes que se deformam e assumem a tarefa da fotossíntese. São achatados para aumentar a área de exposição ao sol, carnudos para armazenar água, revestidos com uma camada protectora para evitar a transpiração excessiva, e dispostos em hélice ao longo do eixo do ramo para aumentar a eficácia de todos estes detalhes. As folhas verdadeiras são espinhos que pouco duram. As flores são estreladas ou campanuladas; seguem-se-lhes as bagas vermelhas, tóxicas mas muito ornamentais.

A espécie Asparagus densiflorus «Myersii», o aspargo-rabo-de-gato, difere do cultivar «Sprengerii» essencialmente nas hastes em que a falsa folhagem se organiza e na floração menos frequente. A A. setaceus acompanha usualmente os cravos nos enfeites dos trajes de bodas. Os espargos da culinária são os talos comestíveis da planta Asparagus officinalis.

3 comentários :

bettips disse...

Zêlo demais? Contudo, quanto abandono em outros lugares. É assim tão difícil manter, limpar??? (Se bem que e lembrando um passado recente, o Palácio está belo, despenteado das falsas modernices). Gostei deste espargo bravamente sobrevivo! Abr

Unknown disse...

Bom dia
Vejo que não faz referência ao Asparagus albus. Há alguma razão especial. São ainda mais espinhosos do que as outras espécies. São vulgares no Alentejo e ALgarve.
AbíLio Amiguinho

Paulo Araújo disse...

Sim, o Asparagus albus é muito frequente no Algarve e no Alentejo, mas nós frequentamos pouco a metade sul do país e nunca vimos essa planta em flor. Se alguma vez tivermos sorte, não deixaremos de a mostrar aqui. Mas já falámos de outra espécie muito espinhosa, o Asparagus aphyllus.