07/01/2008

Até vimos estrelas

Entre o esgueirar pelos pingos de chuva e uma espera abrigada do aguaceiro seguinte, reparámos numas fitinhas brancas com centro amarelo, a balançar em caule curto de cor verde-erva. Apesar de minúsculas, mal se vendo de perfil, posaram para a foto e nós corremos (sim, chovia) para casa para as ver ampliadas no computador.


Stellaria media

As sépalas formam um cálice grande (que distingue a S. media de outras espécies de Stellaria) e alternam com as cinco (e não dez, como parece) pétalas estreitas divididas quase até à base. Em tão exíguo espaço, os outros orgãos da flor acomodam-se num pentágono com um Y de três estiletes ao centro. Estas plantas são frequentes em bosques de faias, e não é abusivo atribuir-lhes uso terapêutico. É que as cápsulas redondas dos frutos fazem um pop se apertadas entre o indicador e polegar, o que faz lembrar certas embalagens plásticas com bolhas igualmente crepitantes, cujo rebentamento pelo mesmo método manual tem reconhecidos efeitos calmantes.

A designação inglesa para este género de estrelas do hemisfério norte, que contém umas 150 a 200 (triliões?) de espécies, é chickweed porque são pitéus muito apreciados por galináceos. Percebemos finalmente a origem das duas cores do ovo, e reconhecemos como somos redundantes quando falamos de «ovo estrelado». Que serve para nos recompormos do choque de descobrir que afinal as galinhas alimentam-se de céu e fazem o grande favor de o transformar em algo comestível.

3 comentários :

bettips disse...

Bela associação com a plantinha tão humilde : estrelas, ovos, galinhas...e um raio de beleza entre chuvadas. Abçs

patologista disse...

Vim aqui parar pela primeira vez. Atraiu-me o titulo, uma vez que sou grande apreciador de árvores. Tenho uma casa com jardim repleto de árvores rodeada de casas com o mesmo espaço ocupado por piscinas e cimento...
Vou voltar mais vezes, para apreciar. Que pena os blogs não poderem ter cheiro.

Anónimo disse...

São, também, posts assim que me fazem ansiosamente revisitar, amiúde, este magnífico espaço.
Um bom augúrio em início de ano.