02/05/2008

Lagoa dos Salgados

Crime ambiental na Lagoa dos Salgados, «um desastre ecológico que está "ultrapassado"»!?
Ver álbuns de fotografias da lagoa cheia, dos painéis dos percursos interpretativos, das dunas da Praia Grande aqui.

Em cima fotos Agosto 2006 e 2007; em baixo Abril 2008

Fotos recentes daqui
  • «Lagoa dos Salgados, uma importante zona húmida situada nos concelho de Silves e Albufeira, foi esvaziada na semana passada, criando uma situação que está a provocar a indignação de ambientalistas e estudiosos das aves aquáticas.» Notícia no Público (16 de Abril)

  • «Segundo a SPEA, a acção autorizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve "deixou a seco uma das mais importantes zonas húmidas do litoral algarvio e deitou a perder dezenas de ninhos de espécies protegidas e raras que na altura nidificavam nas ilhas e sapais da lagoa, entre os quais o único casal nidificante de Pêrra em Portugal (uma das espécies de aves mais ameaçadas na Europa)".
    Para além disso, diz a SPEA, ficaram ameaçados cerca de 40 casais de Perna-longa, 45 casais de Alfaiate, 3 casais de Caimão, 2 casais de Zarrocomum, 3 casais de Pato-colhereiro (os Salgados são um dos raros locais de nidificação destas duas espécies em Portugal), 5 casais de Frisada, 7 casais de Borrelho-de coleira-interrompida e 4 casais de Andorinha-do-mar-anã.
    Em comunicado, a SPEA acusa a CCDR-Alg de violar um compromisso, por razões difíceis de compreender: "A Almargem e outros grupos de conservação da natureza acordaram com a CCDRA uma regulação das operações de abertura da lagoa ao mar, que permitia a abertura regular durante o período de Inverno (até 1 de Março), quando as chuvas são mais frequentes e as aves mais móveis, mas impedia qualquer abertura durante a Primavera, quando as aves utilizam as ilhas e sapais da Lagoa para construir os seus ninhos", afirma.
    "Esta acção, ignorando outras soluções possíveis, causou um desastre ambiental com sérias consequências a nível da biodiversidade e da imagem do país", conclui. » in
    Observatório do Algarve

  • CCDR confirma ter autorizado abertura da Lagoa dos Salgados

  • Lagoa dos Salgados: desastre ecológico «está ultrapassado» (!!!)

2 comentários :

Anónimo disse...

Copiei o teu artigo para o Blog dos Bichos.

Bjinhos

António Erre disse...

É isto a "sustentabilidade"? Ou o "sustentável"? Que princípios são estes? Que reflexão sobre o "valor" se efectuou?
A seguir plantam umas árvores à beira da estrada, tiram muitas fotografias, e recebem em fundos perdidos o dobro do que gastaram... É para isto que são qualquer coisa da "pólis"?