27/06/2008

Love-in-a-mist


Nigella damascena

Esta herbácea anual é originária do sul da Europa, norte de África e sudoeste da Ásia mas o epíteto específico aponta apenas para Damasco, na Síria. Temos encontrado esta flor bizarra em campos de milho ou zonas de terra seca e rochosa. Comecemos por observá-la em detalhe e, se o tempo sobrar, do que duvidamos, olharemos para o resto da planta.

As flores são solitárias e terminais, com cerca de 4cm de diâmetro, envolvidas por um rufo de brácteas que lembra uma cabeleira verde (os cheveux-de-Vénus de que fala a botânica em francês). Este ninho verde é raro na espécie N. arvensis (europeia) e ausente na N. sativa (asiática). O azul da flor está pintado numa vintena de sépalas; as pétalas são as estruturas minúsculas mais escuras ao centro em cuja base estão os nectários (tem razão, caro leitor, não se vêem, mas é que são só para as abelhas). O conjunto é encimado por um tufo de estames e carpelos, torcidos de modo a parecerem ansiosos por procriar.

O fruto, que se vê na foto da esquerda, é uma cápsula insuflada com numerosas sementes escuras - nigella deriva justamente do latim niger. As da espécie N. sativa têm aroma de morango (tem razão, caro leitor, a identificação desta fragrância não é unânime) e são usadas como condimento de pães, bolos ou legumes. O cominho-preto, às vezes confundido com gergelim tostado, é o enfeite usual do ladeiro pão naan da deliciosa culinária indiana; e o óleo das sementes é um poderoso bactericida.

Resta lembrar que as brácteas são folhas ligeiramente modificadas; daqui se crê, mesmo sem ver, que as folhas são multífidas e com formato de agulhas. Falta esclarecer que «rufo» é aquela gola de vincos engomados, à Camões, moda no séc. XVI.

Por hoje é tudo, podem sair.

3 comentários :

António Erre disse...

;-)) obrigado
Muito bem, como sempre
António

Anónimo disse...

Acrescentaria que, em terras de Sicó, são conhecidas por damas-entre-verde. Uma delícia de nome, não concordam?

Phaty disse...

Olá...estava passando pelo seu blog qd vi uma linda florzinha azul que parece estar com os bracinhos e a cabeça voltada para o ceu como se estive a agradecer.
Parabens suas fotos são lindas.
Aproveito a oportunidade pra lhes desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações.
beijos
Phaty