28/10/2011

Estrela no gramado

Stellaria graminea L.


Estas cinco fotografias parecem exibir a mesma planta, o que suscita alguma inquietação quanto ao testemunho da realidade por esta via, mesmo a quem abdica de programas de tratamento de imagem. Certo é que:
  • as flores de S. holostea (greater stitchwort) são maiores que as da S. graminea (lesser stitchwort), mas isso aqui não se nota;
  • têm preferências distintas quanto ao habitat (a primeira aprecia clareiras de bosque ou relvados, a segunda precisa de sombra e humidade, optando por prados com um regato por perto), mas essa divergência não se percebe nem no formato das folhas, em ambas semelhantes às da relva, nem na coloração dos estames;
  • os caules, ramificados, são quadrangulares nas duas espécies, mas na S. holostea as arestas são ásperas enquanto que na S. graminea parecem ter sido polidas — outro dado que as imagens são incapazes de corroborar.
Contudo, se o fotógrafo for cuidadoso, as fotos podem denunciar detalhes que de outro modo não notaríamos. Nestas, com um pouco de atenção, podemos detectar pelas flores a presença de duas plantas distintas. Nas duas inferiores, da S. holostea, que floresce entre Abril e Junho, as pétalas têm quase o dobro do tamanho das sépalas (que medem 6 a 9 mm de comprimento) e, embora bífidas, o entalhe fica-se pela metade superior da pétala. Nas três de cima, da S. graminea — que dá flores um pouco mais tarde, é mais alta e mais esguia, e tem folhas menores — as pétalas são fendidas quase até à base e o seu tamanho não difere muito do das sépalas (de 3 a 7 mm).

A S. holostea é nativa da Europa, oeste da Ásia e Norte de África; a S. graminea é euroasiática. Na Península Ibérica ocorrem essencialmente na metade norte; em Portugal, restringem-se a meia dúzia de províncias, sendo raras em algumas. Dividem o território com outras três espécies, a S. alsine, a S. media e a S. neglecta, não isolada geneticamente da S. media e, por isso, considerada por alguns autores como subespécie dela.

Stellaria holostea L.

Sem comentários :