17.9.04

"A azinheira e o sobreiro"

Conversávamos nós sobre bolotas e boletas quando nos assaltou a seguinte dúvida: diz-se sobreiro ou sobreira? Em que diferem, se for esse o caso? A juntar aos esclarecimentos enviados, aqui ficam mais uns parágrafos da Etnografia Portuguesa em que José Leite de Vasconcelos menciona essa diferença:
«Possue a nossa terra inúmeros bosques de azinheiras, sobreiros, castanheiros, carvalhos, pinheiros, alfarrobeiras, amendoeiras, aveleiras, nogueiras, oliveiras.
A azinheira e o sobreiro predominam no Alentejo como região mais seca; a primeira prefere os terrenos cálcarios, os sobreiros os graníticos. Há também azinheiras no Algarve, na Beira-Baixa (C. Branco), e nos terrenos xistentos dos concelhos de Bragança, Mogadouro, Moncorvo e Macedo, como até certo ponto o provam as designações locativas Izeda (iliceta) e Ligares (arc. Iligares: de ilex*); a sobreira domina igualmente no Sul do Tejo, e nos distritos de Lisboa, Santarém e Castelo-Branco. A toponímia prova, porém, que as mesmas árvores aparecem noutros territórios, já formando matas, já disseminadas: há Azinhal na Guarda, Azinheira em Leiria; sobreda na Beira Marítima e na Alta, Sobredo e Sobrosa no Alto-Minho, Sobrido no Baixo-Minho, Sobreira no Baixo-Douro, Sobreiral em várias províncias.
Propriamente, pelo menos no Alto-Alentejo, sobreira é um sobreiro corpulento e já decrépito; um sobreiro muito novo é um chaparro, d'onde veio para o onomástico Chaparral, e também Chaparralinho, e Chaparrinho, tudo no Sul. 1 (A um campónio do Alto-Alentejo ouvi a propósito a seguinte observação: "Os sobreiros mingúam, os chaparros crescem. Tal qual como na vida do homem. " )
No distrito de Bragança como me informa o Revº F. M. Alves, dá-se o nome de sardão à Quercus ilex, à qual também chamam carrasco. »
J. L. de Vasconcelos in Etnografia portuguesa. Lisboa : I N-C M, 1958-1988. Vol. II, pp. 6o e 61

*ilex de Quercus ilex, designação científica da azinheira; Quercus suber é a do sobreiro.
Biografia do autor aqui.

4 comentários :

Anónimo disse...

"nos terrenos xistentos dos concelhos de Bragança, Mogadouro, Moncorvo e Macedo, como até certo ponto o provam as designações locativas Izeda (iliceta)"
já agora uma duvida que me surgiu, ainda a semana passada passei por izeda e reparei que é uma terra essencialmente de oliveiras. há algum tipo de relação entre elas e árvores do tipo da azinheira? do tipo alguma relação simbiotica ou parecido ou nao tem nada a ver?

"No distrito de Bragança como me informa o Revº F. M. Alves, dá-se o nome de sardão à Quercus ilex, à qual também chamam carrasco."
é curioso... realmente portugal é um país muito grande a nivel de sinonimos e outras denominações. por onde costumo andar no distrito de bragança carrasco aplica-se aos carvalhos, como curiosidade conheço dois locais com referencia a esse nome: um lameiro dos carrascos e uma cortinha do carrasco.

já agora numa pesquisa rápida na infopédia:
carrasqueira
substantivo feminino
1. BOTÂNICA planta arbustiva, da família das Fagáceas (espécie de carvalho), espontânea em Portugal, também denominada carrasco;
2. pau deste arbusto;
3. cacete;

cortinha
substantivo feminino
1. terreno tapado, próximo da habitação;
2. courela lavradia, comprida e estreita;


vitorsilva
no.weblog.com.pt

manueladlramos disse...

Pois é, tem toda a razão. Por isso é importante referir a fonte e neste caso transcrevi o texto tal e qual. No livro recentemente editado pela Lidel -"Portugal Botânico de A a Z", e escrito por especialistas(o que eu não sou -por isso não sei responder à pergunta sobre a "simbiótica" entre azinheiras e oliveiras),pode ler-se para "Carrasco" e "carrasqueira" - Quercus coccifera L. (Fagaceae)". Conhece esta espécie de Quercus? Eu conheço da Arrábida e de algumas zonas do Barlavento Algarvio e chamo-lhe isso mesmo carrasco. Formam um mato por vezes impenetrável e picam imenso. Só mesmo os sardões é que podem andar por lá...

antonio disse...

pois é mas gostaria que me disseseem o porquê de chamar chaparro a azinheiras novas na margem esquerda do Guadiana. Estará correcta essa afirmação..?
já vi em alguns dicionarios de português qu consideram Chaparro= tanto o sobreiro novo como a azinheira nova estará correcta essa afirmação podem mandar resposta para misterb@mail.telepac.pt por favor

antonio disse...

pois é mas gostaria que me disseseem o porquê de chamar chaparro a azinheiras novas na margem esquerda do Guadiana. Estará correcta essa afirmação..?
já vi em alguns dicionarios de português qu consideram Chaparro= tanto o sobreiro novo como a azinheira nova estará correcta essa afirmação podem mandar resposta para misterb@mail.telepac.pt por favor