19/04/2005

Boa notícia

Em Novembro do ano passado escrevemos aqui, a propósito da árvore no Jardim do Carregal do género Agathis, mirradita e ameaçada pelas famosas obras de um muito falado túnel, que «não conhecemos outro exemplar de Agathis no Porto; Amaral Franco, nos Anais do Instituto Superior de Agronomia, menciona um de bom porte no Palácio de Cristal mas que já não existe». Pois na nossa recente visita à Quinta Villar d' Allen descobrimos um exemplar formidável, de copa alta e tronco cinzento com manchinhas cor-de-laranja como mandam os manuais. Plantado por Alfredo Allen, com mais de cem anos, é mais um motivo para que a classificação desta Quinta pelo IPPAR como imóvel de interesse público não tarde. Aqui fica o registo do nosso contentamento.


Fotos: mdlramos 0504 - Agathis sp. (ladeada, na 2.ª foto, por um Cedrus e duas Araucaria bidwillii)

2 comentários :

Anónimo disse...

Bom dia,

Parabéns pelo blog! Fantastico!

Eu tenho um apartamento (matosinhos) com um terraço de 50 m2 virado a nascente e gostaria de saber se me podem indicar alguém que me oriente e ajude a idealizar e construir um jardim/canteiros.... tanto na organização dos espaços como nas especies a plantar....

Obrigada!

Andreia

ManuelaDLRamos disse...

Que bom ter descoberto o blog (e gostar), mais uma pessoa a juntar ao nosso grupo de amigos (das árvores ;-)
Quanto à pergunta não sabemos para já responder responder e pelos vistos mais ninguém ainda soube. Há no entanto uns/umas jardineiros/as que nos costumam visitar, pode ser que saibam dar alguma informação.
Esperemos que sim!